Em um post no Twitter, o diretor Brad Bird desbancou uma teoria de fãs sobre Ratatouille, animação da Disney/Pixar lançada em 2007. De acordo com o internauta, o rato Remy teria aprendido a cozinhar observando a mãe de Anton, crítico que antagoniza os protagonistas por boa parte do longa.
A teoria é baseada em diversas imagens que mostram semelhanças entre a residência de infância do jornalista e a casa da senhora que o ratinho assistia cozinhar. Segundo o cineasta, porém, essas coincidências não são nada mais do que limitações enfrentadas pelo curto prazo para a entrega para o filme.
Bird assumiu o longa já em produção, com apenas dois dos vários modelos de cenários já prontos, obrigando a equipe a reaproveitar elementos dos sets animados para outras cenas, resultando nas casas parecidas vistas no produto final – veja o tweet do diretor abaixo:
Well, I’d love to confirm that we were ultra-deep thinkers and that there was a narrative behind the narrative, but...
— Brad Bird (@BradBirdA113) September 17, 2019
When I took over the film we had a hellacious deadline and only 2 of the films many sets were built. Truth is we were just trying to reuse props where we could. https://t.co/yAaY0Iq3j5
Ratatouille conta a história de um rato apaixonado por cozinha que se une a um humano para comandar a cozinha de um dos restaurantes mais renomados de Paris. O filme foi lançado em 2007 e fez US$620 milhões nas bilheterias mundiais.