A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta quarta-feira (25), os filmes indicados para representar o Brasil nos Prêmios José María Forqué 2024 e Goya 2025. Mesmo selecionado para diputar o Oscar, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi o escolhido para concorrer a uma indicação aos prêmios de Melhor Filme Ibero-Americano, na 39ª edição dos Prêmios Goya, marcada para fevereiro de 2025, em Granada, na Espanha, e de Melhor Filme Latino-Americano do Ano, no 30º Prêmio Cinematográfico José María Forqué, que será realizado em dezembro de 2024, em Madri.
Já Motel Destino, de Karim Aïnouz, também representará o cinema brasileiro na disputa por uma vaga no Forqué, que permite a indicação de até dois títulos de cada país.
Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia. Além de Fernanda Torres e Selton Mello, o filme terá participação especial de Fernanda Montenegro.
Primeiro longa de Salles em 12 anos, Ainda Estou Aqui ainda não tem previsão de estreia.