Filmes

Notícia

Robby Müller, diretor de fotografia de Paris, Texas, morre aos 78 anos

Profissional trabalhou com nomes como Jim Jarmusch, Lars von Trier, entre outros

05.07.2018, às 10H33.

O diretor de fotografia Robby Müller, conhecido por trabalhos como Homem-Morto (1995), Ondas do Destino (1996) e Paris, Texas (1984), morreu aos 78 anos.

Reprodução

De acordo com o The Guardian, a informação foi confirmada por um jornal holandês, que afirmou que o profissional morreu em casa, após anos enfrentando uma demência muscular que o impedia de falar e se mover sozinho.

Nascido em 1940, Müller estudou na Academia de Cinema da Holanda e começou a trabalhar entre as décadas de 60 e 70, quando iniciou sua parceria de longa data com o diretor Wim Wenders. Ele trabalhou em Paris, Texas, que venceu a Palma de Ouro em Cannes, em 1984, e também ficou famoso pelo longa O Amigo Americano (1977), também de Wenders.

Um de seus últimos trabalhos foi A Festa Nunca Termina (2002), comandado por Michael Winterbottom. No Twitter, o diretor Jim Jarmusch lamentou a morte:

“Perdemos o notável, brilhante e insubstituível Robby Müller. Eu o amo muito. Ele me ensinou muitas coisas e, sem ele, acho que eu não saberia nada sobre cinema. RIP meu querido amigo Robby”.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.