Robert Downey Jr. em Oppenheimer (Reprodução)

Créditos da imagem: Robert Downey Jr. em Oppenheimer (Reprodução)

Filmes

Lista

10 filmes fundamentais de Robert Downey Jr.

Coroado com o Oscar por Oppenheimer, ator tem uma trajetória cravejada de clássicos

Omelete
7 min de leitura
04.04.2024, às 10H30.

O Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Oppenheimer chegou, para Robert Downey Jr., após mais de 40 anos de uma das carreiras mais ilustres, infames e curiosas da Hollywood moderna. De astro adolescente a menino-problema, passando a rosto mais famoso do cinema de super-herói e chegando a superastro seletivo com seus projetos, ele viveu muitos altos e baixos nesse tempo todo.

Para te ajudar a entender essa jornada, e encontrar alguns filmes bacanas pelo caminho, selecionamos 10 projetos essenciais de Downey Jr - confira abaixo.

Mulher Nota 1000 (1985)

Robert Downey Jr. em Mulher Nota 1000 (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Mulher Nota 1000 (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para aluguel e compra no Prime Video e no Apple TV+.

Este clássico de John Hughes (O Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado) sobre dois jovens que tentam criar a “mulher perfeita” é frequentemente lembrado pelos nostálgicos de plantão - mas, por alguma razão, pouca gente parece se lembrar de que o filme também marcou um dos primeiros papéis de destaque de um jovem Robert Downey (na época, creditado sem o “Jr.”), interpretando o popular estudante-atleta Ian, que enche a paciência dos protagonistas Gary (Anthony Michael Hall) e Wyatt (Ilan Mitchell-Smith) na escola.

Para quem quiser ver outros filmes da mesma era galã-teen do ator, vale se arriscar em comédias como O Rei da Paquera (1987, no Oldflix) e Johnny Bom de Transa (1988, somente mídia física).

Segredos de uma Novela (1991)

Robert Downey Jr. em Segredos de uma Novela (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Segredos de uma Novela (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para aluguel e compra no Prime Video, Apple TV+ e Google Play.

Os anos 1990 chegaram para Robert Downey Jr. (agora devidamente creditado para reconhecer o legado do seu pai, o cineasta indie Robert Downey Sr.), e ele tentou aos poucos se afastar do “estigma” do arrasador de corações adolescentes. Segredos de uma Novela ainda é uma comédia, mas o tom de sátira é bem diferente dos filmes à la John Hughes, e o pedigree do elenco ao redor de Downey (Sally Field! Kevin Kline! Whoopi Goldberg!) dá a dica de um ator em busca de ser levado a sério.

No mesmo pique, ele estrelou projetos como Abaixo de Zero (1987, somente mídia física), adaptação de Bret Easton Ellis; e o drama de tribunal Justiça Corrupta (1989, para aluguel e compra no Prime Video), com James Woods.

Chaplin (1992)

Robert Downey Jr. em Chaplin (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Chaplin (Reprodução)

Onde assistir: Disponível somente em mídia física.

Uma cinebiografia épica, de 2h30 de duração, de um dos maiores nomes da história do cinema - ser escalado em Chaplin e conquistar o coração dos críticos com sua performance foi o passo final na jornada de legitimação dramática de Downey Jr. Foi também a sua primeira indicação ao Oscar, embora recentemente ele tenha dito que se sente “aliviado” por ter perdido a estatueta para Al Pacino (Perfume de Mulher).

Short Cuts - Cenas da Vida (1993)

Robert Downey Jr. em Short Cuts (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Short Cuts (Reprodução)

Onde assistir: Disponível somente em mídia física.

Trabalhar com Robert Altman costumava ser praticamente um rito de passagem para os atores estadunidenses - e Downey Jr. não foi diferente. Em Short Cuts, um mosaico ácido da vida suburbana dos EUA, ele interpreta Bill, o marido de Honey (Lili Taylor), que começa uma amizade perigosa com o desequilibrado Jerry (Chris Penn). Foi a chance de Downey trabalhar com um elenco estreladíssimo, incluindo Julianne Moore, Jennifer Jason Leigh, Tim Robbins, Lily Tomlin e Frances McDormand.

Ricardo III (1995)

Robert Downey Jr. em Ricardo III (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Ricardo III (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming no Runtime.

Um dos últimos suspiros dessa fase de ouro original da carreira de Downey Jr., o ótimo Ricardo III transporta o clássico de William Shakespeare para a Inglaterra dos anos 1930, durante a ascensão do fascismo pela Europa. Os premiadíssimos Ian McKellen e Annette Bening são os protagonistas, é claro, mas Downey tem um papel importante como Lorde Rivers, o irmão da Rainha Elizabeth. 

A sua ótima performance mostra todo o potencial que se apagou com os problemas cada vez mais graves de Downey com drogas. Da mesma era, atenção para Assassinos pot Natureza (1994, no Star+), Feriados em Família (1995, somente mídia física) e O Outro Lado da Nobreza (1995, no Kino Pop).

Beijos e Tiros (2005)

Robert Downey Jr. em Beijos e Tiros (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Beijos e Tiros (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para aluguel e compra no Prime Video, Apple TV+ e Google Play.

Após anos atribulados tanto pessoal quanto profissionalmente, Downey Jr. começou a armar seu grande retorno com esta excelente comédia de ação de Shane Black (com quem o astro se reuniria em Homem de Ferro 3). Na trama, ele interpreta um ladrão que é confundido com um ator e mandado a Los Angeles para a produção de um filme de Hollywood - por lá, ele e o detetive particular vivido por Val Kilmer se envolvem em uma conspiração.

Zodíaco (2007)

Robert Downey Jr. em Zodíaco (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Zodíaco (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming na Max.

Para muitos, ainda a melhor atuação da carreira de Downey Jr. Trabalhar com David Fincher é o sonho de muitos atores, e o papel do repórter criminal Paul Avery ainda é crucial para entender a análise de obsessão que Fincher construiu em Zodíaco. Ao lado de Jake Gyllenhaal e Mark Ruffalo, Downey entrega quela que talvez tenha sido a atuação que convenceu Hollywood a acreditar nele de novo.

Não que outros filmes não tenham contribuído: vale olhar com carinho para Boa Noite e Boa Sorte (2005, somente mídia física), Santos e Demônios (2006, somente mídia física), O Homem Duplo (2006, para aluguel e compra no Apple TV+ e no Prime Video) e A Pele (2006, somente mídia física).

Homem de Ferro (2008)

Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming no Disney+.

Pois é, Tony Stark é meio incontornável quando o assunto é Robert Downey Jr. A escalação do astro como o Homem de Ferro no filme que deu o pontapé inicial no Universo Cinematográfico Marvel foi o retorno definitivo (e em grande estilo!) do ator à crista da onda de Hollywood - e uma das apostas mais arriscadas da história do Marvel Studios, que bancou a escolha do diretor Jon Favreau contra os conselhos de boa parte de Los Angeles.

O resto é história: Downey Jr. se tornou o rosto mais reconhecível da franquia mais importante do século XXI no cinemão estadunidense, interpretou o personagem em outros nove filmes, e encerrou sua jornada com Vingadores: Ultimato, uma das maiores bilheterias da história. Até hoje a Marvel não se recuperou da sua saída.

Trovão Tropical (2008)

Robert Downey Jr. em Trovão Tropical (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Trovão Tropical (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming na MGM.

Ao mesmo tempo em que se tornava peça fundamental de uma verdadeira revolução dos blockbusters, Downey Jr. conquistava os críticos e os votantes da Academia com uma das poucas performances escrachadamente cômicas a entrarem no Oscar. O seu Kirk Lazarus de Trovão Tropical, um personagem que tirava sarro dos atores de Método e do blackface que sempre foi prevalente em Hollywood, bateu esse preconceito e fez Downey concorrer a Melhor Ator Coadjuvante.

Sherlock Holmes (2009)

Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming na Max.

Completando o trio de filmes que solidificou o comeback de Downey, Sherlock Holmes transformou o ator no novo rosto de um dos personagens mais marcantes da cultura pop e solidificou o seu status como chamariz de bilheteria. Pode ser que a franquia não tenha vingado tanto quanto poderia (foi só uma continuação, em 2011, e desde então um festival de promessas sobre um terceiro filme), mas o longa sobrevive como peça importante na carreira de Downey.

Só para completar as nossas indicações, o ator encontrou tempo para alguns projetos paralelos enquanto estava ocupado interpretando Tony e Sherlock - vide O Solista (2009, para aluguel e compra no Apple TV+ e no Prime Video), Um Parto de Viagem (2010, no Prime Video) e O Juíz (2014, na Max).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.