Filmes

Crítica

Roubo nas Alturas | Crítica

Fãs de Eddie Murphy, não se enganem, o dono do filme é Ben Stiller

15.12.2011, às 20H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

Roubo nas Alturas (Tower Heist, 2011) foi muito alardeado como o projeto que poderia trazer Eddie Murphy de volta aos filmes de ação e comédia que o tornaram mais famoso, como as séries Um Tira da Pesada e 48 Horas. E apesar de ser realmente um longa-metragem divertido e que prende a atenção do público por todos os seus 104 minutos, não dá para dizer que ele fará a carreira de Murphy voltar ao patamar de antes da atual safra, em que seus únicos sucessos são as comédias-família de gosto duvidoso, como O Grande Dave, A Creche do Papai e Professor Aloprado.

Roubo nas Alturas

None

Roubo nas Alturas

None

Roubo nas Alturas

None

O verdadeiro dono do filme é Ben Stiller. É ele, no papel do "caxias" Josh Kovaks, o verdadeiro protagonista e cérebro por trás do plano de assaltar a cobertura do milionário (Alan Alda) que roubou o fundo de pensão de todos os funcionários que trabalham em um luxuoso prédio no centro de Manhattan, incluindo a si próprio. A partir do momento que um dos empregados pula na frente do metrô em um ato de desespero e o milionário demonstra desdém, o assunto se torna pessoal e começa, então, o plano de vingança para reaver tudo o que lhes foi roubado.

Para ajudá-lo, Kovacs terá ao seu lado um outro ex-morador do prédio, o também falido mas muito informado Sr. Fitzhugh (Matthew Broderick); o eletricista de bom coração, mas poucos neurônios Enrique Dev'Reaux (Michael Peña); seu cunhado Charlie (Casey Affleck); a jamaicana especialista em cofres e fechaduras Odessa (Gabourey Sidibe); e o maior ladrão profissional que ele conhece Slide (Murphy). O problema é que Slide é um malandro das ruas acostumado a aprontar pequenos desfalques, não a roubar milhões de dólares do mais seguro prédio de Nova York. E assim começam as confusões, que envolvem ainda o FBI e a agente Claire Denham (Téa Leoni).

Apesar do tom de crítica social, que espelha bem de leve os atuais acontecimentos do movimento Ocupy Wall Street, contra a impunidade dada aos engravatados responsáveis pela atual crise mundial, o intuito do filme é apenas entreter. Por isso até a contratação de Brett Ratner, diretor que ficou conhecido com a divertida trilogia Hora do Rush e pelos seus trabalhos de aluguel, como em X-Men 3 e Dragão Vermelho, em que faz o que lhe é pedido, sem deixar uma impressão sua. Saem dali o engraçado treinamento de furtos liderado por Slide, a vertiginosa cena por fora do prédio e um desfecho previsível.

Se não tivéssemos em um passado recente ótimos filmes de assalto como O Plano Perfeito e a trilogia iniciada por Onze Homens e um Segredo, até daria para dar mais créditos a Roubo nas Alturas. Porém, ao fazer a comparação dá para perceber como são amadores os ladrões e, claro, todos os cineastas envolvidos no filme.

E você, fã de Eddie Murphy, tenha em mente apenas que o "dono" do filme não é ele, apesar de roubar a cena quando aparece.

Nota do Crítico
Bom
Roubo nas Alturas
Tower Heist
Roubo nas Alturas
Tower Heist

Ano: 2011

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 104 min

Direção: Brett Ratner

Elenco: Ben Stiller, Eddie Murphy, Casey Affleck, Alan Alda, Matthew Broderick, Téa Leoni, Judd Hirsch, Gabourey Sidibe, Stephen Henderson, Michael Peña, Nina Arianda, Marcia Jean Kurtz, Juan Carlos Hernández, Harry O'Reilly, Peter Van Wagner, Željko Ivanek, Robert Downey Sr., Clem Cheung, Annika Pergament, Lynne Rossetto Kasper

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.