Ryuichi Sakamoto, compositor vencedor do Oscar por seu trabalho em O Último Imperador, morreu na última terça-feira (28), aos 71 anos. O anúncio do falecimento foi feito pelo Twitter do próprio músico neste domingo (2).
Em suas redes sociais, os representantes de Sakamoto revelaram que ele lutava contra um câncer desde o meio de 2020 – leia abaixo:
— commmons (@commmons) April 2, 2023
“Estamos profundamente tristes em anunciar a morte do artista e músico Ryuichi Sakamoto, em 28 de março de 2023. Ele tinha 71 anos. Enquanto fazia tratamento para um câncer descoberto em junho de 2020, Sakamoto continuou a trabalhar em seu estúdio caseiro sempre que sua saúde permitia. Ele viveu com a música até o fim. Gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão a seus fãs e a todos aqueles que apoiaram suas atividades, bem como aos profissionais médicos no Japão e nos Estados Unidos que fizeram tudo ao seu alcance para curá-lo. De acordo com os fortes desejos de Sakamoto, o funeral foi realizado entre seus familiares próximos. Por favor, entenda que não podemos aceitar ligações de condolências, oferendas de incenso ou flores e coisas do gênero. Finalmente, gostaríamos de compartilhar uma das citações favoritas de Sakamoto: ‘Ars longa, vita brevis.’ ‘A arte é longa, a vida é curta.’ Embora muitos compartilhem essa perda, pedimos que respeitem a privacidade da família durante o período de luto.
Sakamoto trabalhou em inúmeras produções elogiadas, incluindo Black Mirror, O Regresso, O Pequeno Buda e Em Nome da Honra.