Após a polêmica relacionada a uma voz da OpenIA que era semelhante até demais a de Scarlett Johansson, a atriz se manifestou. Segundo a atriz, a empresa tentou um acordo para usar sua voz em seus experimentos com Inteligência Artificial.
Em declaração divulgada à imprensa, a atriz afirmou que Sam Altman, fundador da OpenAI, a procurou diretamente para propor o negócio. "Ele me disse que sentia que, ao dar voz ao sistema, eu poderia preencher a lacuna entre as empresas de tecnologia e os criativos e ajudar os consumidores a se sentirem confortáveis com as mudanças relacionadas aos avanços da IA", disse a atriz. "Ele disse que sentiu que minha voz seria reconfortante para as pessoas. Depois de muita consideração e por motivos pessoais, recusei a oferta. Nove meses depois, meus amigos, familiares e o público em geral notaram o quanto o mais novo sistema chamado Sky soava como eu", completou.
Johansson não ficou só na reclamação. Segundo a própria atriz, ela procurou advogados para saber como proceder em relação ai sso. "Como resultado de suas ações, eu fui forçada a procurar um advogado, que escreveu duas cartas ao senhor Altman e à OpenAI exigindo que detalhassem o processo para criação da voz de Sky. Consequentemente, eles concordaram em abandonar a voz".
Em sua defesa, a OpenAI postou uma declaração em seu blog: "Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural”, disse o post. "Para proteger sua privacidade, não podemos compartilhar os nomes de nossos talentos vocais", completa o porta-voz.