Live and Learn, a clássica música de Sonic Adventure 2 — que inclusive está na trilha sonora de Sonic 3: O Filme — está no centro de um processo movido contra a SEGA: o compositor Johnny Gioeli afirma que a empresa não possui os direitos para usá-la em outros games.
Em processo registrado na Califórnia e obtido pelo Polygon, Gioeli afirma que não sabia sobre o uso da música em ao menos 25 games, como Sonic x Shadow Geneerations e Yakuza 4, e diz que a Sega tem direitos apenas sobre a letra, e não sobre qualquer outro aspecto da composição.
A ação pede por valores que podem superar US$ 500 mil por quebra de contrato, além de outros US$ 500 mil por royalties não pagos.
Vale destacar que, apesar do timing, o processo não tem relação com Sonic 3. Gioeli cedeu os direitos da música para a Paramount:
"Como eles irão usá-la está totalmente nas mãos deles. A Paramount tem direitos legais para usar Live and Learn de qualquer forma que eles acharem necessária", explicou, em fevereiro.
- Sonic 3 | Shadow ganha pôster exclusivo japonês em tom sombrio
- Sonic 3 | Vilão Shadow tem visual revelado
- [Crítica] Sonic 2 aplica com precisão a fórmula do MCU às adaptações de games
A franquia conta com Ben Schwartz na voz do protagonista e Idris Elba como Knuckles, além de James Marsden e Tika Sumpter no elenco live-action. Keanu Reeves dará voz ao vilão Shadow e Jim Carrey retorna como Eggman.