A atriz Taraneh Alidootsi, conhecida do público ocidental por seu trabalho em O Apartamento (2016), foi presa no Irã após expressar o seu apoio aos protestos que desafiam o governo teocrático do país. A informação é da mídia estatal IRNA, repercutida pelo THR.
Segundo a notícia original, Alidootsi foi presa após postar em seu Instagram (agora suspenso) uma expressão de apoio a Mohsen Shekari, que foi o primeiro homem executado no Irã por supostos crimes cometidos durante os protestos.
De acordo com a polícia iraniana, a atriz "não conseguiu produzir documentos" que sustentassem suas acusações contra o governo. As autoridades ainda afirmaram que muitas outras celebridades iranianas haviam sido "convocadas pelo judiciário por postar conteúdo provocativo", embora não tenham dado mais detalhes.
Os protestos no Irã têm acontecido desde setembro, iniciados pela morte de Jina Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que faleceu sob a custódia da polícia da moralidade iraniana após ser presa por usar um "traje não islâmico" em público.
Desde então, o movimento causado pelos protestos se expandiu para uma crítica abrangente do governo teocrático estabelecido no país após a revolução de 1979. No mês passado, as atrizes Hengameh Ghaziani e Katayoun Riahi, além do jogador do futebol Voria Ghafouri, foram presos por apoiar os protestos - mas soltos pouco depois.
Além de O Apartamento, que venceu o Oscar de melhor filme internacional pelo Irã, Alidootsi também apareceu em outros filmes do cineasta Asghar Farhadi, como Quarta-Feira de Fogos de Artifício (2006) e Procurando Elly (2009).
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.