ATENÇÃO: Spoilers de Teen Wolf: O Filme a seguir!
Durante a produção e divulgação de Teen Wolf: O Filme, um assunto não saiu da boca dos fãs: como o longa-metragem vai lidar com a ausência de Stiles (Dylan O'Brien), um dos protagonistas da série que ficou no ar entre 2011 e 2017? O desfalque foi confirmado quase um ano antes do lançamento do longa, mas a questão de como o roteirista Jeff Davis faria referência ao personagem - se é que ele faria! - ficou no ar.
- [Crítica] Teen Wolf: O Filme lembra erros e acertos da série - e por que ela faz falta
- [Entrevista] Colton Haynes: “Fãs brasileiros fizeram Teen Wolf ser um sucesso”
Após assistir a Teen Wolf: O Filme, o Omelete pode confirmar: Stiles é mencionado várias vezes durante as quase 2h20 da produção. Abaixo, listamos os momentos que tentam explicar ou ao menos referenciar a ausência do personagem de O'Brien:
- Conforme investiga os incêndios que assolam as florestas de Beacon Hills, o agora oficial de polícia Mason (Khylin Rhambo) pergunta ao Xerife Stilinski (Linden Ashby) por que ele não pede ajuda para Stiles, que se formou na escola do FBI e está atuando como agente. O xerife responde que seu filho "tem seus próprios incêndios para apagar" no momento, dando a entender que ele está ocupado o bastante com os casos que recebe no trablaho.
- Lydia (Holland Roden) confessa ao vilão Harris (Adam Fristoe) o motivo para ter desistido de seu relacionamento com Stiles, contando que começou a ter um sonho recorrente onde os dois sofriam um acidente de carro e seu amado não sobrevivia. Achando melhor se afastar para que o sonho não virasse realidade, ela terminou o namoro.
- O Xerife dá a chaves do icônico jipe que pertencia a Stiles para Eli Hale (Vince Matthis), filho de Derek (Tyler Hoechlin), dizendo que o veículo foi deixado para trás pelo filho, uma vez que tinha finalmente parado de funcionar. Derek, no entanto, consertou o jipe, e Stilinski o define como um exemplo de resiliência.
Como dá para perceber por essas cenas, Teen Wolf: O Filme escolhe uma abordagem respeitosa, mas nada definitiva, para lidar com a ausência de Stiles. As portas ficam abertas para um retorno de O'Brien caso a história continue em novos filmes ou na TV - o que combina bem com as declarações dos envolvidos no filme sobre o tema.
No ano passado, O'Brien disse que Teen Wolf ainda é um universo "muito querido por ele", e completou: "[Participar do filme] foi algo que tentei fazer funcionar, mas tudo aconteceu muito rápido. [...] Estávamos tentando descobrir um jeito - mas, no fim, decidi que a história foi deixada em um lugar muito bom para mim e está tudo bem meantê-la lá. Desejo boa sorte a eles e vou assistir na primeira noite em que for lançado. Espero que seja muito f*da, mas não participarei."
Mais recentemente, Tyler Posey confirmou que houve muito diálogo entre O'Brien e o restante do elenco, inclusive durante a produção. "Ele sempre esteve lá, me mandando mensagens perguntando como foi o dia de filmagens e esse tipo de coisa. [...] Não há nenhuma birra entre nós, eu o amo muito e ele ajudou a dar forma a Teen Wolf. Não importa o que aconteça, a série sempre terá algo dele".
Holland Roden, enquanto isso, falou da importância da relação Stiles/Lydia para a trama: "Eles são parte importante da série, e eu adoro que Jeff [Davis, criador e roteirista] fala disso no filme. Para mim, pareceu uma justificativa legítima para eles não estarem mais juntos, e também uma justificativa muito triste. Tenho certeza que os fãs vão ficar abalados um pouco, porque eu mesma fiquei!".
Teen Wolf: O Filme chega ao Paramount+ em 27 de janeiro.