Filmes

Crítica

Terapia do Amor | Crítica

Terapia do Amor

27.04.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H20

Terapia do Amor
Prime
EUA, 2005, 105 min
Comédia/Romance

Direção e roteiro: Ben Younger

Elenco: Uma Thurman, Meryl Streep, Bryan Greenberg, Jon Abrahams, Zak Orth, Annie Parisse, Aubrey Dollar, Jerry Adler, Doris Belack, Ato Essandoh, Naomi Aborn, John Rothman, Madhur Jaffrey

O cartão de visitas de Terapia do amor (Prime, 2005) é ter no elenco Merryl Streep e Uma Thurman. E se você puder ir ao cinema sem saber nada mais sobre o filme, a sua diversão será bem maior. Isso porque a primeira parte da história é construída na forma de um quebra-cabeça - de poucas peças, é verdade, mas ainda assim divertido de se montar. Neste trecho de apresentação dos personagens, o diretor e roteirista Ben Younger vai dando pistas de quem é quem.

Uma Thurman é a charmosa Rafi Gardet, uma bem sucedida mulher trabalhando no meio da moda. No lado sentimental, porém, as coisas não vão tão bem. Aos 37 anos, ela acaba de se divorciar e não sabe o que fazer quando começa a sair com Dave (Bryan Greenberg), um rapaz de 23 anos. Com vergonha da situação, ela não vai desabafar e pedir conselhos à sua melhor amiga. De uma maneira bem cosmopolita, ela compartilha seus problemas e euforias com a terapeuta, vivida de forma bastante divertida por Merryl Streep.

Além da diferença de idade e dos conseqüentes conflitos culturais e de interesse entre o recém-formado casal, Rafi tem um problema extra: a família dele, em especial a mãe. Judia, ela é obviamente superprotetora e sonha ver o filho ao lado de alguém que tenha o mesmo "background" religioso.

As confusões que se seguem a partir desta premissa não fogem muito do trivial e apresentam os vícios de sempre, como os amigos gays dela e o melhor amigo dele, um descerebrado que visimelmente não é o tipo de pessoa para quem se pediria conselhos de âmbito amoroso. Estes personagens secundários não acrescentam nada à trama e acabam deixando o filme um pouco mais longo do que deveria.

Mas nem tudo está perdido. Quando consegue fugir dos clichês do gênero, Terapia do amor escapa também de ser apenas mais uma comédia romântica em cartaz. A forma como trata a diferença de idades, de interesses (Rafi adoraria ter um filho, mas o que isso significa para um "moleque" que mora com seus avós e não sabe o que quer da vida?) e culturais (ele não conhecia o jazzista John Coltrane até conhecê-la) lembra um pouco o Eduardo e a Mônica, os personagens daquela música da Legião Urbana.

E, afinal, "quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?"

Nota do Crítico
Bom
Terapia do Amor
Prime
Terapia do Amor
Prime

Ano: 2005

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 105 min

Direção: Ben Younger

Elenco: Uma Thurman, Bryan Greenberg, Meryl Streep, Annie Parisse, Zak Orth, Jerry Adler, Doris Belack, Jon Abrahams, Mini Anden, Ato Essandoh, Sebastian Sozzi

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.