Filmes

Notícia

Termina oficialmente a greve dos roteiristas de Hollywood; trabalhos recomeçam hoje

Nesta terça-feira, 90% dos membros do sindicato votou a favor do acordo com produtores e estúdios

13.02.2008, às 11H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H33

Terminou a greve dos roteiristas de Hollywood. O movimento, que durou 100 dias, foi o mais longo dos últimos 20 anos em Hollywood. Mais de 90% dos associados do Sindicato dos Roteiristas disseram sim nesta terça-feira ao final da paralisação e ao retorno imediato ao trabalho. Uma nova votação será conduzida para aprovar o novo acordo a ser assinado com os representantes dos estúdios de cinema e TV.

Patric M. Verrone, presidente da sucursal oeste do sindicato estadunidense, declarou que, ao contrário de se afastarem do futuro da criação e distribuição de conteúdo, os roteiristas vão liderar o caminho no momento em que a TV migra para a Internet e para as novas mídias que forem criadas. O pagamento por conteúdo online era a principal demanda dos grevistas. Antes da greve, os estúdios ofereceram somente um estudo de vários anos sobre o assunto. Com a paralização, os roteiristas (que na época do VHS engoliram a história de que a então nova mídia ainda precisava ser esquadrinhada antes de repartir dividendos) conseguiram estabelecer pagamentos pelos programas disponibilizados, conteúdo produzido originalmente para a rede e a jurisdição de seu sindicato sobre estes trabalhos.

O acordo entre o sindicato e os estúdios deve ser ratificado em 25 de fevereiro e será válido por três anos. O novo acordo estabelece quanto será pago aos autores, mas analistas ainda estudam se será o suficiente para cobrir os prejuízos causados pela greve. Uma das previsões mais sombrias é de que os estúdios usem a greve como razão para cortar o orçamento de programação de TV, aprovando um número menor de pilotos e reduzindo o número de produções, o que diminuiria a quantidade de trabalho disponível.

A economista Harley Shaiken, da Universidade de Berkeley, no entanto, analisa a greve como um momento de definição, quando um grupo de indivíduos díspares agiu de forma solidária. Grande parte dos escritores é formada por free-lancers e autônomos. A greve dos roteiristas obrigou a paralisação de mais de 60 programas de TV, derrubando os índices de audiência e, por conseqüência, os ganhos com publicidade. Estima-se que os 100 dias custaram dezenas de milhões de dólares às emissoras somente em propaganda perdida.

00:00/01:05
Truvid
auto skip

Apesar do sucesso do movimento, os roteiristas não saíram vencedores em todas as suas demandas. Os roteiristas sindicalizados contratados para criar trabalhos para a Internet terão a proteção do novo contrato. Entretanto, os estúdios estão habilitados a contratar roteiristas não sindicalizados para programas de baixo orçamento produzido para a Internet. Considerando a famosa "contabilidade criativa" utilizada em Hollywood, a abertura deixada no contrato é nada desprezível. Outra vantagem dos estúdios foi a manutenção de um período de 17 a 24 dias em que os estúdios podem exibir seus programas na Internet sem pagar residuais aos roteiristas. Para muitos escritores a maioria do público assiste a seus programas repetidamente logo nos primeiros dias em que os vídeos são disponibilizados, o que baixaria os valores a serem pagos aos autores.

Com o final da greve, a produção deve voltar a todo vapor a partir de hoje, quarta-feira. Enquanto Hollywood se prepara para voltar à ativa, o final da greve também significa um suspiro de alívio para a produção do Oscar, finalmente livre da ameaça de boicote por parte dos escritores e do sindicato dos atores.

O alívio, no entanto, pode durar pouco, uma vez que em junho vence mais um contrato, o que regulamenta o trabalho entre os atores, representados pelo Screen Actors Guild, e os estúdios. O SAG, cujo apoio foi fundamental para que a greve dos roteiristas causasse ainda maior impacto, forçando o cancelamento da cerimônia de entrega do Globo de Ouro e boicotando os programas de entrevistas, representa cerca de 120 mil atores de TV e cinema. Considerando o sucesso dos roteiristas, os líderes do SAG já prometeram ser agressivos na mesa de negociação nos mesmos temas que deram a tônica da discussão entre os estúdios e os escritores.

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.