Filmes

Crítica

Quase 18 | Crítica

Hailee Steinfeld brilha em filme que retrata a juventude com precisão

02.02.2017, às 15H06.

Quem já passou pela adolescência sabe que essa é uma das épocas mais difíceis da vida. Mudanças no corpo, descoberta da personalidade, inseguranças, amores não correspondidos… tudo isso cria um ambiente complicado para o crescimento. Esse é o tema central de Quase 18, filme estrelado por Hailee Steinfeld (A Escolha Perfeita 2, Bravura Indômita) e escrito e dirigido por Kelly Fremon Craig (Recém-Formada).

A trama segue a história de Nadine (Steinfeld), uma jovem que se sente excluída de todos os grupos comuns do colégio: não se acha bonita, não é inteligente, não pratica esportes… O completo oposto de seu irmão Darian (Blake Jenner), que é mais velho, bonito, tem várias amizades e acaba conquistando o coração Krista (Haley Lu Richardson), única amiga de infância de Nadine. A partir daí, a protagonista entra em uma cadeia de decisões erradas e brigas que a colocam até mesmo em perigo.

Steinfeld, que ficou conhecida por sua atuação vibrante em Bravura Indômita (2010), é o grande destaque da produção, com um papel que parece ter sido feito para ela. Nadine é chata, teimosa, arrogante, se faz de vítima o tempo todo e todos esses defeitos a tornam a totalmente verossímil, já que muitos jovens também agem dessa forma pelo mesmo motivo: insegurança. A atriz parece entender com precisão esses aspectos confusos de sua personagem e entrega  todas as emoções nas horas certas.

A dinâmica da família de Nadine também é bem apresentada com Eric Keenleyside sendo o pai compreensivo, que consegue entender a filha e fazê-la sorrir e Kyra Sedgwick como a mãe complicada, que não consegue se conectar com a garota e se apoia no filho mais velho. Porém, o maior destaque do elenco adulto é Woody Harrelson no papel do professor Bruner. Quase tão mal-humorado quanto Nadine, ele tem ótimas conversas com a protagonista e é o responsável por ajudá-la a expandir seus horizontes e ver além dos problemas passageiros.

Essa, inclusive, é a lição final de Quase 18: sim, ser jovem não é fácil, principalmente para quem não se encaixa, mas tudo isso passa e pode melhorar muito se você mudar suas atitudes. Se você está passando pela adolescência ou tem um filho dessa idade, leve-o ao cinema.

Nota do Crítico
Ótimo
Quase 18
The Edge of Seventeen
Quase 18
The Edge of Seventeen

Ano: 2016

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 100 min

Direção: Kelly Fremon

Roteiro: Kelly Fremon

Elenco: Hailee Steinfeld, Kyra Sedgwick, Woody Harrelson

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.