Filmes

Lista

Thor: Ragnarok | 20 easter eggs e curiosidades do filme

Thor sapo, Caçadores de Emoção e mais

28.10.2017, às 18H09.
Atualizada em 28.10.2017, ÀS 18H59

Todo filme de quadrinhos que se preze precisa estar recheado de easter eggs, curiosidades e referências. Com Thor: Ragnarok não poderia ser diferente e separamos 20 coisas que você talvez não tenha notado no longa. Se quiser ver parte dessas curiosidades em vídeo, confira também a nossa Omelista sobre o tema (clique aqui).

 

“Asgard não é um lugar, é um povo”

Com o Ragnarok concretizado e a fuga dos asgardianos, Thor precisa encontrar uma nova casa para o seu povo. O destino da nave a Terra, remetendo ao arco dos quadrinhos em que Asgard é reconstruída em cima de Oklahoma, nos EUA. A cena pós-créditos, porém, deve frustrar esses planos - entenda.

Shady Acres

O asilo onde Loki deixa Odin na Terra tem o mesmo nome de uma instituição psiquiátrica investigada por Ace Ventura e dos asilos de Um Maluco no Golfe, South Park e GTA Vice. O termo é usado como gíria para locais não muito conservados.

Korg & Miek

Os dois personagens vieram de Planeta Hulk, mas o mais interessante é a abordagem diferente dada pelo diretor Taika Waititi, que também dá vida a Korg: “Queríamos mudar a ideia do que um cara forte feito de pedras pode ser. Ele é grande e pesado, mas com uma alma leve. Ele é amigável e engraçado”.

Jack Kirby por todos os lados

O quadrinista é a grande inspiração visual do filme e em alguma cenas é possível ver a tradução literal do seus traços. Na sala VIP do Grão-Mestre, por exemplo, as artes que ilustram as paredes saíram diretamente dos quadrinhos.

“O sol está se pondo”

A frase usada por Viúva Negra para acalmar Hulk em Era de Ultron virou piada em Ragnarok, com Thor tentando usar a técnica para domar o monstro.

Participação da Viúva Negra

A mensagem enviada por Natasha Romanoff ao final de Vingadores: Era de Ultron aparece novamente em Thor: Ragnarok e leva ao retorno de Bruce Banner depois de dois anos na pele do Hulk.

“Viu como é bom?”

A cena em que Hulk balança Thor de um lado para o outro na arena é uma referência a surra que o Gigante Esmeralda deu em Loki em Vingadores. Acompanhando tudo da área VIP do Grão-Mestre, Loki não consegue conter sua felicidade no momento.

Thor sapo

Mencionado no filme como mais um pitoresco momento da vida do Deus do Trovão, a transformação de Thor em sapo aconteceu de fato nos quadrinhos e envolveu uma revolta contra ratos no Central Park. O arco leva a criação de Throg, o Sapo do Trovão. No arco no parque, um dos seus aliados anfíbios é Simon Walterson (uma homenagem a Walter Simonson), um homem transformado em sapo por uma bruxa. Ele ganha poderes depois de erguer uma lasca do Mjölnir e acaba participando de uma versão animal dos Vingadores liderada pelo inumano Dentinho.

“Adotado”

Loki faz a mesma ressalva feita por Thor em Vingadores para se distanciar do irmão quando questionado pelo Grão-Mestre.

“Pure Imagination”

Quando é capturado e levado ao Grão-Mestre, Thor passa por um tutorial sobre Sakaar e seu líder. Ao fundo é possível ouvir os acordes de “Pure Imagination”, a canção criada por Leslie Bricusse e Anthony Newley para A Fantástica Fábrica de Chocolate e interpretada por Gene Wilder.

Torneio dos Campeões

O Grão-Mestre chama as suas lutas de gladiadores de Contest of Champions, um nome que remete ao arco publicado em 1982, quando Grão-Mestre e Morte colocam vários heróis para brigar em uma aposta pela ressurreição do Colecionador. Esse também é o nome do jogo de luta para mobile da Marvel.

Campeões de Sakaar

O principal prédio de Sakaar carrega homenagens aos grandes campeões da arena do Grão-Mestre. Além da cabeça do Hulk em construção é possível ver Bill Raio Beta, Ares, Homem-Coisa e Bifera.

Guarda-Chuva digno

Thor e Loki assumem trajes civis quando chegam à Terra para procurar Odin. O martelo de Thor se transforma em um guarda-chuva e o Deus do Trovão o bate no chão para voltar a sua forma normal. Essa é uma referência aos quadrinhos, quando Thor vivia na Terra como o cirurgião Donald Blake e batia uma bengala no chão para mudar de personalidade.

Participações especiais

Além da clássica aparição de Stan Lee, que desta vez encarna um barbeiro alienígena maluco, o filme conta com três participações especiais. Quando chega em Asgard, Thor se depara com uma peça em homenagem ao “sacrifício de Loki” em Mundo Sombrio. No palco estão Matt Damon como Loki, Luke, o irmão de Chris Hemsworth, como Thor, e Sam Neil, que trabalhou com o diretor Taika Waititi em A Incrível Aventura de Rick Baker, como Odin.

Brunnhilde

Tessa Thompson encarna uma versão bastante diferente da Valquíria dos quadrinhos, mas o filme sugere que Brunnhilde, a encarnação tradicional da personagem nas HQs, existiu e morreu durante o conflito com Hela. Ela aparece nas memórias de Valquíria, sacrificando-se pela companheira.

SR-142

Valquíria é conhecida em Sakaar como SR-142, uma referência a  Samantha Parrington, a primeira encarnação da personagem nos quadrinhos. Apesar de ter aparecido pela primeira vez na The Avengers #83, essa versão se revelou ser um truque de Encantor, com a aparição na The Incredible Hulk #142 sendo de fato a estreia da verdadeira Valquíria.

The Commodore

A nave do Grão-Mestre recebeu seu nome inspirado no Holden Commodore, um modelo de carro australiano, e foi colorida em vermelho, amarelo e preto em homenagem a comunidade aborígene australiana.

“Ele é um amigo do trabalho”

A alegre constatação de Thor quando percebe que seu oponente será Hulk foi sugestão de Darcy, que acompanhou as filmagens pela fundação Make-A-Wish.

Point Break

A senha para que Thor ative o Quinjet é o apelido carinhoso dado ao herói por Tony Stark no primeiro Vingadores. A alcunha faz referência a Caçadores de Emoção (Point Break), o filme dirigido por Kathryn Bigelow e estrelado por Patrick Swayze e Keanu Reeves sobre surfistas assaltantes de bancos. Na legenda brasileira o apelido ganhou a péssima tradução de “playboyzinho”.

“Falso!”

Desde que Thanos se tornou a grande ameaça do Universo Cinematográfico da Marvel na cena pós-créditos de Vingadores, um easter egg do primeiro filme de Thor mexia com a imaginação dos fãs: "Mas e aquela manopla completa no cofre de Odin?" Hela deu um ponto final a questão revelando, com muito charme, que a tal manopla era apenas uma réplica: “Falso!”.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.