Eis que mais uma disputa espacial entre os Estados Unidos e a Rússia vem aí, mas, desta vez, o assunto é cinema. Isso porque uma equipe de produção russa está reivindicando o direito de se gabar com planos de produzir o primeiro longa-metragem rodado no espaço sideral. Anteriormente, quem detinha esse projeto ambicioso era Tom Cruise [via Variety].
No ano passado, a NASA anunciou estar em parceria com a SpaceX de Elon Musk e Cruise para realizar um filme que seria parcialmente filmado a bordo da Estação Espacial Internacional. Dirigido por Doug Liman (No Limite do Amanhã), o filme sem título teria um orçamento de US$ 200 milhões.
A produção da União Soviética se chama The Challenge e vai girar em torno de um médico russo enviado à Estação Espacial Internacional para salvar a vida de um cosmonauta. Se tudo correr conforme o planejado, a equipe de produção partirá no mês que vem em uma missão de 12 dias para realizar o primeiro histórico.
Uma colaboração entre a agência espacial russa Roscosmos, a emissora pública Channel One e o estúdio Yellow, Black and White, The Challenge será dirigido por Klim Shipenko, que comandou o filme Son of a Rich, tido como a maior bilheteria da história do país. O filme será estrelado por Yulia Peresild.
The Challenge ainda não tem previsão de estreia.