Antes dos atores entrarem em greve, Tom Cruise fez um esforço para evitar que isso acontecesse. Segundo o The Hollywood Reporter, o astro participou remotamente de uma sessão de negociação como parte do Sindicado dos Atores (SAG-AFTRA), ainda em junho, e pediu à Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), órgão que representa os grandes estúdios, que ouvisse as preocupações do sindicato em relação à questão da IA.
Além disso, Cruise teria solicitado ao sindicato que considerasse permitir que os atores promovessem filmes durante a greve – levando em conta o estado frágil dos cinemas, lembrando aos membros que a promoção também é importante para os atores. Segundo a reportagem, isso deixou alguns dos participantes presentes desconfortáveis.
Por fim, ele também levantou a bandeira pelos dublês, pedindo para que a AMPTP apoiasse a posição do sindicato em relação aos profissionais das cenas de ação. O SAG-AFTRA tinha algumas propostas em discussão sobre profissionais de dublês, incluindo coordenadores de dublês e dublês em si – que são representados pelo sindicato de 160.000 membros, e possuem suas próprias categorias no SAG Awards.
É válido ressaltar que, em algumas ocasiões, o SAG-AFTRA convoca determinados artistas para participarem de sessões de negociação ou para discutirem tópicos relacionados ao estado da indústria. Além disso, qualquer membro do sindicato pode solicitar a oportunidade de falar em uma sessão de negociação, sendo posteriormente avaliado pelo sindicato se sua participação é relevante.
De acordo com a publicação, o sindicato reconheceu a importância dos pontos apresentados por Tom Cruise e validou sua participação nas negociações como significativa.
No entanto, apesar da participação positiva do ator nas negociações, o SAG-AFTRA e a AMPTP não chegaram a um acordo até às 23h59 de quarta-feira, 12 de julho, quando o contrato do sindicato para filmes e televisão expirou.
- Entenda a greve de atores e roteiristas em Hollywood
- Sindicato dos Atores vai barrar novas filiações de quem promover filmes na greve
O SAG-AFTRA declarou que encoraja seus membros a participarem de produções não filiadas a AMPTP durante a greve. Os projetos aprovados para exceções concordaram em operar nos termos demandados pelo sindicato, que foram rejeitados pelos grandes estúdios de Hollywood.
Desde a última quinta-feira (13), os atores dos EUA iniciaram uma paralisação por mais direitos e revisão de repasses de conteúdos em streaming.
*****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.