A mesma Walt Disney Pictures que colocou Vin Diesel para cuidar de crianças em Operação Babá (The Pacifier, 2005) agora faz Dwayne "The Rock" Johnson largar sua carreira de fama, mulheres e festas para tomar conta de uma filha que ele até então desconhecia. Em Treinando o Papai (The Game Plan, 2007), o ex-lutador interpreta Joe Kingman, o quarterback do time profissional de futebol americano de Boston, líder e principal estrela do time.
Tanto dentro quanto fora de campo, Kingman tem atitudes egoístas. No gramado, prefere tentar uma jogada sozinho e ganhar todos os elogios do que lançar para um companheiro livre. Fora das quatro linhas, faz tudo do seu jeito, acompanhado no máximo da sua gananciosa agente e o seu cachorro. Com tanto dinheiro à sua disposição, ele tem paredes repletas de memorabilia da única pessoa que ele considera estar à sua altura: Elvis Presley. É este santuário que é invadido quando uma menina aparece à sua porta dizendo ser sua filha, fruto de uma "noite de despedida" com sua ex-esposa.
treinando o papai
Passado o susto, é hora de encarar a realidade. E aí começam os problemas. Os dois terão um mês juntos, até que a mãe de Peyton volte de uma missão na África. Neste tempo, Joe vai ter que aprender a equilibrar sua vida pessoal, social e profissional com a carreira de pai. Saem as baladas, mulheres e treinos solitários. Entram as aulas de balé com a filha, a convivência a dois e a responsabilidade.
Quem já viu qualquer filme Disney sabe onde isso vai levar, como serão as barreiras e a forma como elas serão superadas. E embora o título original faça uma analogia com o futebol americano, em que o quarterback deve conhecer todas as jogadas melhor do que ninguém e às vezes arriscar uma jogada solo, o filme se mantém apenas naquela fórmula que já foi testada e aprovada. O resultado é, por isso, previsível e sem graça, como qualquer jogo em que ninguém está disposto a apostar algo. Talvez fosse esse o papel do astro The Rock, que embora seja um bom ator optou por também jogar só pelo resultado, decepcionando o enorme fã-clube que tem.