Apesar da pandemia do coronavírus criar inúmeros empecilhos para a produção e lançamentos de novas séries e filmes, alguns estúdios têm aproveitado a quarentena para testar a estreia de algumas propriedades fora dos cinemas. É o caso de Trolls 2, nova animação da Universal. Anteriormente previsto para entrar em cartaz em abril, o longa foi lançado direto em plataformas on demand pelo estúdio e, de acordo com alguns especialistas, a mudança pode abrir um precedente para o futuro de Hollywood (via Variety).
“Isso é algo que os estúdios querem tentar há muito tempo, então é compreensível que eles tenham [aproveitado este momento]”, afirmou Peter Csathy, presidente da Creatv Media, empresa de assessoria de mídia e entretenimento. “O público está preso, então é um teste artificial”, ressalta o analista, falando sobre o período da quarentena. “Mas esse grande experimento vai revelar que números poderemos esperar deste novo tipo de lançamento”.
Para Paul Dergarabedian, analista de bilheterias da Comscore, o lançamento direto em mídia digital pode não ser uma solução permanente. “Para filmes que custam uma fortuna para produzir, seria muito difícil criar lucro só pelo streaming”. Jeff Bock, da Exhibitor Relations, reforça que o lançamento de Trolls 2 é, por enquanto a exceção: “o lançamento se resume a uma medida extraordinária para uma circunstância extraordinária”.
A jornalista Rebecca Rubin destaca ainda que a Universal preferiu usar a animação dublada por Justin Timberlake e Anna Kendrick como “cobaia” do que seus blockbusters bilionários Velozes e Furiosos 9, adiado para 2021, e Minions 2.
Falando sobre os possíveis números de Trolls 2, Bock afirmou que dificilmente a Universal tornará as cifras públicas pelo risco de sofrer retaliação de franquias de cinema. “Saberemos de qualquer jeito, já que a marca de qualquer filme, especialmente uma animação da Universal, são várias sequências”.
A chegada de Trolls 2 direto à mídia digital causou um efeito dominó na indústria, que viu outros estúdios levarem seus principais lançamentos direto para o streaming ou on demand. A Disney, por exemplo, anunciou que Artemis Fowl iria direto para o Disney+ e deve repetir a medida com outros filmes planejados para o ano - saiba mais.