Filmes

Notícia

Troma Parade

Troma Parade

12.10.2001, às 00H00.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 21H01
O cinema sempre viveu de algumas fitas duvidosas que ganhavam uma legião de fãs. Na década de 50, proliferou-se a cultura de filmes ditos trash. O nome mais celebrado, ícone do estilo até hoje, sem dúvida é o diretor Ed Wood (1924-1978). Nos anos 60, outro nome se estabeleceu como um dos mitológicos divulgadores e produtores de fitas propositalmente mal-feitas: Roger Corman. Com ele, as temáticas se expandiram além do terror juvenil e entram no nebuloso terreno de imitações baratas de sucessos de bilheteria.

Porém, a experiência definitiva do estilo trash e independente surgiu em 1976. O norte-americano Lloyd Kaufman, um entusiasta da Sétima Arte, fundou a Troma Entertainment. Pouco conhecida no Brasil, a produtora ganha reverência no mundo inteiro. O por quê de tanto sucesso&qt;& Simples. A ousadia e a simplicidade. Kaufman criou sua produtora pelos princípios do Taoísmo, uma filosofia chinesa, que prega a espontaneidade e a liberdade. O lema da empresa: jamais esconda suas idéias, não importa o quão ridículas pareçam, e deve-se manter essa criatividade jorrando durante a produção.

Estilo peculiar

Então, por quase 25 anos a Troma faz e distribui filmes de baixo orçamento. Tudo de maneira inversa. Lloyd Kaufman criou uma linguagem própria que rompe com o esquema tradicional de filmes baratos. Não se ganha dinheiro. Não há gênero. Como se fosse um grande caldeirão ou uma pintura de Jackson Pollock (1912-1956), tudo se mistura, um pouco de romance, de ação, de comédia, de sexo, de violência, de terror e principalmente absurdos.  Se torna tudo uma loucura criativa de amigos em busca de imagens, que aparentemente sem sentido, se juntam para formar um filme. Mais. Com efeitos toscos, propositalmente feitos do jeito que for ou dos recursos disponíveis para isto. Acima de tudo, preocupação estética não existe.

Outro lema intocável da produtora: eles filmam não o que querem mas sim o que podem. Por exemplo, em uma de suas produções, foram escorraçados por um padre enquanto estavam na metade da gravação da cena de uma jovem se drogando no altar de igreja. Este estilo peculiar da produtora invade São Paulo agora. O Grupo Estação traz a mostra especial e imperdível "Troma on Parede", com dez películas. Até 18 de Outubro, na Sala Mário de Andrade do cinema Belas Artes, quatro ou cinco fitas serão apresentadas diariamente, em versão original sem legendas, para agradar aos fãs do gênero e também os curiosos. Confira a seguir as sinopses das fitas especialmente escolhidas para a mostra:

"O Acampamento do Macho" ("Butch Camp", 1997)

De Alessandro De Gaetano. Com Judy Tenuta, Paul Denniston, Jason Teresi, Jordan Roberts

Um jovem gay cansado da rotina de discriminações se alista no Acampamento do Macho, local onde são ensinados os preceitos e o modo de vida dos heterossexuais. Essa colônia é comandada por Samantha Rottweiler, uma lésbica disciplinadora. Comédia que satiriza os estereótipos sexuais.

"Espreme-Espreme no Beisebol" ("Squeeze Play", 1980)

De Lloyd Kaufman. Com Jim Harris, Jennifer Hetrick, Rick Gitlin, Helen Campitelli, Rick Khan.

Os componentes do time de beisebol de Springborn, os Beavers, celebram cada vitória transando com as respectivas companheiras. Cansada desse comportamento machista, Samantha decide montar uma equipe só de mulheres, as Beaverettes, e desafia os homens para uma partida.

"Garçonetes em Ação!" ("Waitress!", 1981)

De Lloyd Kaufman. Com Michael Barcellos, Carol Drake, Jim Harris, Barry Shapiro.

Três mulheres jovens e saudáveis trabalham num caótico restaurante de Nova York no qual há total liberdade e muita confusão. O cozinheiro-chefe vive permanentemente alcoolizado, enquanto as fogosas garçonetes fazem serviço completo para os clientes. Cenas de sexo e gastronomia num dos filmes pioneiros do modo Troma de fazer cinema.

"Grudado em Você" ("Stuck on You", 1984)

De Michael Herz e Samuel Weil. Com Professor Irwin Corey, Virginia Penta, Mark Mikulski.

Bill e Carol estão apaixonados, mas, como muitos casais, têm suas crises amorosas. Ao se separarem, vão até uma vara de família e o juiz Gabriel os envia numa viagem ao passado. A jornada demonstra para eles que marido e mulher enfrentam problemas desde sempre, e que o amor supera tudo.

"A Primeira Bimbada" ("The First Turn On!", 1983)

De Michael Herz e Samuel Weil. Com Michael Sanville, Googy Gress, Jenny Johnsone, Heidi Basset, Vincent DOnofrio.

As aventuras de cândidos adolescentes sendo iniciados sexualmente por fogosas mulheres em um louco acampamento de verão. Marca a estréia de Vincent DOnofrio (ator de "A Cela") e por pouco não contou também com Madonna, que fez teste para um papel e não foi aprovada.

"Um Terror de Equipe" ("Terror Firmer", 1999)

De Lloyd Kaufman. Com Will Keenam, Alice Latourelle, Lloyd Kaufman, Trent Haaga, Debbie Rochon

Inspirado no livro "All I Need To Know About Filmmaking I Learned From The Toxic Avenger", escrito pelo diretor, narra as trapalhadas de uma equipe de filmagem da própria Troma, envolvida em conflitos sexuais e assassinatos em série.

"O Vingador Tóxico" ("The Toxic Avenger", 1985)

De Lloyd Kaufman. Com Andree Maranda, Mitchell Cohen, Pat Ryan Jr., Jennifer Baptist.

Uma gangue de Malfeitores planeja uma trapaça cruel, mas tudo dá errado quando Melvin, o franzino zelador de uma academia de ginástica de Tromaville, New Jersey, é jogado num reservatório de lixo tóxico. Uma inexplicável metamorfose acontece e Melvin se transforma no Vingador Tóxico, incansável agente do Bem e feroz inimigo do Mal.

"O Vingador Tóxico 2" ("The Toxic Avenger, Part II", 1989)

De Michael Herz e Lloyd Kaufman. Com Ron Fazio, Phoebe Legere, John Altamura.

Depois de limpar Tromaville do crime, o Vingador Tóxico está trabalhando no Centro de Cegos, junto com sua namorada. Um dia, apitando uma partida de beisebol, ele é atacado por asseclas do presidente da Seems Apocalipse Inc., conglomerado japonês que quer tomar Tromaville de assalto. O herói reage, salvando sua cidade da sanha oriental.

"O Vingador Tóxico 3" ("Toxic Avenger Part III: The Last Temptation of Toxie", 1989)

De Michael Herz e Lloyd Kaufman. Com Ron Fazio.

O Vingador Tóxico e sua cidade estão em paz e ele começa a considerar que sua missão como super-herói foi concluída quando livrou Tromaville de todo o Mal. Decide então trabalhar em uma grande corporação, para levar uma vida normal. Tudo ia bem, até o Vingador descobrir os perigos que rondam essa misteriosa empresa.

"O Vingador Tóxico 4" ("Citizen Toxie: the Toxic Avenger Part 4", 1999)

De Lloyd Kaufman. Com David Mattey, Heidi Sjursen, Lisa Gaye.

O Vingador Tóxico se mete numa complicada troca de cidades e dimensões com seu inimigo, o Insalubre (Noxious Offender). Em Amortville, ele descobre os segredos de seu desafeto, um líder nazista fanático por cirurgias plásticas. Insalubre desestabiliza Tromaville, mas o herói tenta voltar para a sua dimensão e fazer justiça.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.