Jamie Lee Curtis em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Créditos da imagem: Jamie Lee Curtis em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Jamie Lee Curtis: Michelle Yeoh foi oponente mais difícil que Michael Myers

Estrela de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e Halloween comparou experiências

Omelete
3 min de leitura
23.01.2023, às 06H00.

Taí uma pergunta que só pode ser respondida por Jamie Lee Curtis: é mais difícil lutar contra Michael Myers, o assassino mascarado de Halloween, ou contra Michelle Yeoh, a poderosa Evelyn Wang de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo? Por favor, não é nem uma competição! Michael Myers é só um cara com uma faca. Já Michelle… Muito mais intimidadora”, brinca ela em coletiva acompanhada pelo Omelete.

Curtis, que foi indicada a prêmios como o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards por seu trabalho no longa, lembra que a cena de luta entre ela e Yeoh na escada do prédio da Receita Federal foi filmada em um de seus primeiros dias no set. “Foi quando eu percebi que lutar contra Michelle, aprender com ela, era uma oportunidade de ouro. Ela tinha o trabalho mais difícil do filme, o seu roteiro tinha marcadores de 25 cores diferentes, uma para cada Evelyn que ela interpretava”. 

Afeita a chover elogios sobre seus colegas de elenco, Curtis é muito mais modesta quando fala de seu próprio trabalho. “Eu estou atuando há muito tempo, e aprendi que meu único trabalho é entender o personagem. O resto está nas mãos das outras pessoas, eu não tenho controle sobre o que o filme vai dizer ou não vai dizer. O meu trabalho é fazer as pessoas acreditarem que eu sou Deirdre. A dor dela, os desejos dela, a raiva dela... se você acreditou em tudo isso, ótimo”, comenta.

Embora diga que tudo que precisava saber sobre Deirdre estava no roteiro de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Curtis também evoca um sentimento universal: “Eu sei o que o poder pode fazer com uma pessoa, como ele leva alguém a construir uma fachada de força e impenetrabilidade. Empregos como o de Deirdre fazem isso. Precisamos nos lembrar o tempo todo que as pessoas que trabalham nesses papéis burocráticos são humanos, mesmo que a função delas as faça parecer robôs”.

Ela confessa, no entanto, que nenhum dos temas profundos que os críticos e espectadores têm apontado em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo estavam na mente da equipe durante a feitura do filme. “Toda vez que os Daniels falam sobre esse filme, ele revela alguma outra coisa para mim, porque, para ser sincera... eles não falaram nada disso conosco nas filmagens!”, brinca.

Nunca tivemos uma grande reunião onde eles falaram poeticamente sobre as temáticas da história, apenas filmamos muito rápido, de forma muito frenética. Conversamos muito pouco sobre a experiência humana, sobre essas coisas das quais eles falam tão lindamente nas entrevistas”, continua. “O interessante para mim, portanto, é notar que podemos fazer um filme muito complexo quando, no set... foi só algo que fizemos em 38 dias. Nada de esotérico, de filosófico. Cada um trabalhou no seu personagem e, no fim, eles juntaram tudo em um filme extraordinário”.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo está disponível para streaming pelo NOW, e para compra e aluguel em plataformas como Amazon, Google Play e iTunes.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.