Filmes

Crítica

Uma Longa Queda | Crítica

Adaptação para o cinema perde a essência do romance de Nick Hornby

21.05.2014, às 19H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

O escritor Nick Hornby é adorado pelo cinema, e Uma Longa Queda (A Long Way Down) já é a quinta adaptação de um livro seu para a telona, depois de Febre de Bola, Alta Fidelidade, Um Grande Garoto e Amor em Jogo. O longa dirigido por Pascal Chaumeil, sobre quatro suicidas que se encontram por acaso quando decidem se jogar de um prédio em Londres na véspera de Ano Novo, porém, está longe de ser o melhor deles.

altos e baixos

None

Jamais seriam amigos em condições normais os protagonistas da trama: Martin (Pierce Brosnan), ex-apresentador de televisão que perdeu tudo depois de ser flagrado com uma menor de idade; Maureen (Toni Collette), mãe solitária de um filho com problemas, Jess (Imogen Poots), a problemática e rebelde filha de um político; e J.J. (Aaron Paul), aspirante a roqueiro que vê seu sonho reduzido a entregar pizzas. O episódio da noite de Ano Novo faz com que eles se aproximem e formem um tipo de grupo de apoio.

Nem a assinatura de Hornby ou o bom elenco ajudam Uma Longa Queda a convencer. A adaptação de Uma Longa Queda, livro do escritor lançado em 2005 e no qual o roteiro é baseado, virou uma comédia amável e nada exigente. Altos e Baixos mantém, de certa forma, a fórmula do livro: cada personagem conta um pedaço da história pelo seu ponto de vista. No entanto, uma recalibrada considerável foi feita na trama para garantir mais cenas com todos os personagens juntos. A viagem para a ilha de Tenerife, por exemplo, ocupa pouquíssimo espaço no livro, mas no filme, é durante este feriado que se dá boa parte da ação conjunta do quarteto.

A personagem doidinha de Poots garante alguma das cenas mais divertidas do longa, mas quem salva a produção é Maureen, a personagem de Collete. No livro, a mãe do menino deficiente tem tom de sentimentalismo até um pouco exagerado. Em Uma Longa Queda, a atriz dá calor e graça para a personagem na medida certa. O filme, no entanto, não consegue engrenar e muito menos provocar no espectador aquela sensação agridoce deixada pelo livro de que, às vezes, só do fundo do poço é possível enxergar a luz da superfície. Sem a essência, o filme de Chaumeil vira quase uma comédia romântica, mas sem muita graça, ou mesmo romance.

Acompanhe a nossa cobertura do Festival de Berlim

Nota do Crítico
Regular
Uma Longa Queda
A Long Way Down
Uma Longa Queda
A Long Way Down

Ano: 2014

País: Inglaterra, Alemanha

Classificação: 14 anos

Duração: 116 min

Direção: Pascal Chaumeil

Elenco: Pierce Brosnan, Rosamund Pike, Aaron Paul, Imogen Poots, Sam Neill, Toni Collette, Tuppence Middleton, Joe Cole, Josef Altin, Priyanga Burford, Zara White

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.