Contrariando todas as expectativas, o diretor James Cameron afirmou ao Deadline que se sente esperançoso com o fato de que Vingadores: Ultimato superou Avatar na bilheteria mundial e se tornou o maior filme da história.
"É a prova de que as pessoas ainda vão ao cinema", explicou. "O que mais me assustava em fazer Avatar 2 e Avatar 3 era que o mercado poderia ter mudado tanto que não seria mais possível deixar as pessoas tão empolgadas para ir para uma sala escura com um monte de estranhos e assistir a algo".
Cameron entende que talvez as sequências da sua franquia - com estreias marcadas para 2021, 2023, 2025 e 2027 - não causem o mesmo entusiasmo que a produção do Marvel Studios. Para ele, ainda assim, esse cenário é melhor do que um em que a experiência do cinema poderia não existir mais por causa dos serviços on-demand e das plataformas de streaming.
Vingadores: Ultimato, o filme que encerrou a chamada Saga do Infinito do universo cinematográfico da Marvel, ultrapassou a bilheteria de Avatar em julho. Hoje, o longa contabiliza US$ 2,79 bilhões no mundo todo, enquanto o épico ambientado em Pandora somou US$ 2,78 bilhões durante o período que esteve em cartaz, em 2009.
Logo que Ultimato ultrapassou Avatar, Cameron parabenizou a conquista do Marvel Studios. Confira:
Congratulations, @MarvelStudios! pic.twitter.com/DWZDX0uDVi
— Avatar (@officialavatar) July 22, 2019
"Estou te vendo, Marvel. Parabéns a Vingadores: Ultimato por se tornar o novo rei das bilheterias".
A Marvel tem quatro das dez maiores bilheterias de todos os tempos, com Ultimato no topo. Entre os outros longas estão também Vingadores: Guerra Infinita em 5º lugar e Os Vingadores em 8º - confira as 10 maiores bilheterias da história.