Cena de Wish (Disney/Reprodução)

Créditos da imagem: Disney/Reprodução

Filmes

Artigo

Wish: Diretora conta como foi ser 1ª tailandesa a dirigir uma animação da Disney

"Além de todo e qualquer sonho que já tive, especialmente por ser em um filme que fala sobre o poder dos sonhos", disse ela em entrevista ao Omelete

Omelete
2 min de leitura
03.01.2024, às 06H00.

A diretora e artista de storyboard Fawn Veerasunthorn não é exatamente uma novata na indústria. Especialmente na casa do Mickey Mouse, onde já foi encarregada pela arte e história de filmes como WiFi Ralph: Quebrando a Internet, Raya e o Último Dragão, Moana: Um Mar de Aventuras e Frozen.

Mas com Wish: O Poder dos Desejos, novo título da Disney, Veerasunthorn faz história como a primeira mulher tailandesa a comandar um filme da empresa – tarefa que realiza ao lado de Chris Buck (Frozen I e II). Ao Omelete, ela compartilhou suas impressões sobre a responsabilidade de iniciar um novo capítulo nas animações da companhia.

"Ser a primeira diretora tailandesa em uma animação da Disney vai além de todo e qualquer sonho que já tive", disse ela, dando ênfase ao fato de Wish ser um filme sobre o poder dos desejos. "É a prova de que sonhos impossíveis podem ser concretizar".

Ela, no entanto, confessou que sentiu dificuldades em carregar tamanha responsabilidade. "Pensei muito na minha experiência crescendo com os filmes da Disney. Mas, em determinado momento, achei que minha experiência não fosse universal o suficiente", revelou.

Continuou: "Como cresci na Tailândia, presumi que minha vivência seria um empecilho. No entanto, usei como fonte de inspiração a minha bagagem como artista para me encontrar no projeto". Por isso, segundo o que ela disse, as dificuldades logo foram desaparecendo. "Procurei me concentrar nas coisas que trazem alegria e esperança para realizar Wish".

Com Wish: O Poder dos Desejos, Veerasunthorn também se junta a Jennifer Lee, diretora de Frozen I e II, como as únicas mulheres a comandarem um longa-metragem da companhia.

A trama principal de Wish: O Poder dos Desejos acompanha a jovem e sonhadora Asha (Ariana DeBose), que tem seu desejo atendido por uma força cósmica chamada Estrela. Juntas, elas precisam enfrentar o autoritário Rei Magnífico (Chris Pine) para salvar sua comunidade.

Além de Pine e DeBose, o elenco de vozes em inglês inclui Evan Peters (Mare of Easttown), Harvey Guillén (What We Do in the Shadows) e Ramy Yousef (Ramy).

O longa tem a direção de Chris Buck (Frozen) e Fawn Veerasunthorn (Raya e o Último Dragão). 

Wish: O Poder dos Desejos chega aos cinemas no Brasil em 4 de janeiro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.