O diretor Wolfgang Petersen, responsável por sucessos de bilheteria como Força Aérea Um (1997) e Troia (2004), morreu na última sexta-feira (12) aos 81 anos. A notícia foi confirmada hoje (16) pelo Deadline, citando câncer pancreático como a causa do falecimento.
A trajetória de sucesso do alemão começou com O Barco: Inferno no Mar (1981), épico de quase 2h30 que mostrava o dia a dia em um submarino na Segunda Guerra Mundial. Sucesso internacional, o longa foi indicado a seis Oscar, incluindo melhor direção e roteiro adaptado para Petersen.
Depois disso, ele se tornou um dos nomes mais requisitados de Hollywood, acumulando uma filmografia de blockbusters que marcaram época: A História Sem Fim (1984), Inimigo Meu (1985), Na Linha de Fogo (1993), Epidemia (1995), Força Aérea Um (1997), Mar em Fúria (2000), Troia (2004) e Poseidon (2006).
Nesses e em outros filmes, o alemão trabalhou com astros como Clint Eastwood, George Clooney, Brad Pitt, Glenn Close, Mark Wahlberg, Harrison Ford, Dustin Hoffman e Morgan Freeman, entre outros.
O último filme de Petersen foi novamente em sua Alemanha natal: a comédia de ação Quatro Contra o Banco (2016), estrelada por Til Schweiger e Matthias Schweighöfer.
O diretor deixa a sua esposa de mais de 40 anos, Maria Borgel-Petersen.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.