Filmes

Crítica

Xipófagos e Roqueiros | Crítica

Xipófagos e roqueiros - Festival do Rio 2006

05.10.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H20

Xipófagos e roqueiros
Brothers of the head
Inglaterra, 2005 - 93 min
Drama/Documentário falso

Direção: Keith Fulton e Louis Pepe
Roteiro: Tony Grisoni

Elenco: Harry Treadaway, Luke Treadaway, Bryan Dick, Sean Harris, Jonathan Pryce, John Simm, Ken Russell, Brian Aldiss, Elizabeth Rider, Luke Wagner, Anna Nygh, Howard Attfield

Mock documentaries são documentários feitos sobre algum assunto que não aconteceu. A expressão serve para denominar um estilo de ficção que finge ser real. Eles são até concebidos respeitando a estrutura clássica do gênero, mas normalmente possuem um tom humorístico. Xifópagos e roqueiros (Brothers of the head, 2005) é um mock documentary, mas com uma pequena e interessante diferença: ele foi realizado de forma séria. A produção foi feita com extrema competência e realismo para que o espectador desavisado acreditasse em tudo que é apresentado na telona.

O roteiro escrito por Tony Grisoni (roteirista de Medo e Delírio) é baseado nos livros da trilogia Helliconia de Brian Aldiss sobre a vida dos gêmeos siameses Barry e Tom Howe. Eles são interligados por uma pele do abdômen. O documentário é um registro da entrada deles para o mundo do rock, sexo, drogas, álcool, fama e ganância dos empresários. O filme acompanha os dois irmãos desde o seu nascimento até a sua descoberta por Zak Bedderwick (Howard Attfield), um empresário musical. Fica evidente que sua intenção é explorar a curiosidade mórbida sobre a aparência dos dois irmãos. Ele os leva para uma mansão nos arredores de Oxford, onde eles começam a desenvolver suas aptidões musicais e formam uma banda, The Bang Bang. A partir daí são mostrados os ensaios, as composições e os shows em pequenos bares. Tudo isso é mesclado com o dia-a-dia dos dois irmãos, seus momentos alegres, de sofrimento e o relacionamento com as outras pessoas.

Diversos truques são usados para dar credibilidade a narrativa, que é costurada com imagens antigas e atuais. Foram usados até atores diferentes, mas bastante parecidos fisicamente para representar os personagens quando jovens e envelhecidos. Cria-se também um filme ficcional sobre a banda que estaria sendo dirigido por Ken Russel, o diretor da opera rock Tommy. Ele, inclusive, aparece para comentar sobre o seu suposto filme. Outros depoimentos e entrevistas incluem pessoas que realmente trabalham no meio musical.

Todo esse apuro dá uma idéia de se tratar de uma produção investigativa e jornalística. Keith Fulton e Louis Pepe são co-diretores do filme. Eles foram os responsáveis pelo ótimo documentário Lost in la Mancha sobre as filmagens de Don Quixote, filme do cineasta Terry Gilliam que nunca chegou a ser concluído. No caso de Xifópagos e roqueiros a dupla investe pesado no clima dos anos 70. Psicodelia e imagens granuladas ajudam a dar esse tom com uma edição poética. Fica a impressão que a banda é mais um exemplo de astros da época que, por alguma tragédia, perderam a trajetória de sucesso. Todos os elementos se fazem presentes, como as drogas, a vida desregrada, o sexo e o amor travestido em uma jornalista (Tania Emery) que se apaixona por um dos irmãos. Uma clara alusão a Yoko Ono, dita por muitos, ser a responsável pela separação dos Beatles. Nesse momento a produção ganha depoimentos de médicos sobre uma possível cirurgia para separar os irmãos e as causas físicas e emocionais.

Os protagonistas foram interpretados eficientemente pelos irmãos gêmeos Harry e Luke Treadaway, que se entregam ao papel, colaborando para atmosfera trágica dos eventos. Ao final ficamos com a impressão que os motivos da desgraça estão muitos mais ligados aos seus conflitos internos do que na deformidade. Semelhante a vida da maioria dos ícones da música.

Nota do Crítico
Ótimo
Xipófagos e Roqueiros
Brothers of the head
Xipófagos e Roqueiros
Brothers of the head

Ano: 2005

País: Inglaterra

Classificação: 16 anos

Duração: 93min min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.