Há 30 anos, em 22 de setembro de 1994, a NBC exibia o primeiro episódio de Friends, série criada por David Crane e Marta Kauffman que se tornou um fenômeno mundial. A trama sobre seis amigos na casa dos 20 anos que lutam para encontrar estabilidade em sua vida ganhou o mundo, e transformou o sexteto formado por Jennifer Aniston (Rachel Green), Courteney Cox (Monica Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Tribbiani), Matthew Perry (Chandler Bing) e David Schwimmer (Ross Geller) ícones da TV e do cinema.
O impacto cultural conquistado por Friends fez da série uma das mais amadas da história da TV norte-americana. Seus personagens são lembrados até hoje pelos fãs, enquanto seus mais de 200 episódios ficam em constante reexibição em centenas de países.
Abaixo, o Omelete explica em números todo o sucesso que Friends conquistou durante os seus 10 anos em exibição - e 30 de existência. Confira.
10 temporadas
Seja no Brasil, EUA ou qualquer lugar do mundo, não é comum uma série ficar cerca de 10 anos no ar. Estar uma década (ou mais) em exibição significa que, mesmo que não seja uma unanimidade, uma este título encontro um lugar entre seu público cativo.
No caso de Friends, a série teve 10 temporadas exibidas entre 22 de setembro de 1994 a terminaram em 6 de maio de 2004 - um marco de sua geração.
236 episódios
Em seus 10 anos no ar, a série exibiu cerca de 236 episódios. Considerando que os capítulos têm uma média de 22 minutos, isso significa que os fãs de Friends têm mais de 86 horas para reassistir aos seus momentos favoritos da sitcom.
Para se ter uma ideia, são poucas as sitcoms que tiveram a sorte de ultrapassar a marca dos 200 episódios. Alguns exemplos são The Big Bang Theory (280 episódios), Two and a Half Men (262 episódios), Frasier (263 episódios) e Cheers (270 episódios).
256 indicações ao Emmy
O sucesso de Friends também pode ser medido pelos seu número de indicações a prêmios. A sitcom teve nada menos do que 256 nomeações ao todo, com 65 vitórias.
Entre as vitórias, seis foram no Emmy, considerada maior premiação da TV norte-americana. Friends saiu consagrada nas categorias de Melhor atriz principal em série de comédia (Jennifer Aniston) e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia (Lisa Kudrow), além de Melhor Série de Comédia e Melhor Direção.
Episódio final teve audiência histórica
Como era de se esperar de um fenômeno como Friends, sua despedida entrou para a história da TV dos EUA. O último episódio da sitcom foi visto por 52,5 milhões de espectadores e se tornou o quarto series finale de maior audiência do país.
Os episódios finais mais vistos da TV norte-americana são de M*A*S*H (106 milhões), em 1983; Cheers (80.4 milhões), em 1993; e Seinfeld (76.3 milhões), em 1998.
Apesar da audiência esmagadora, o series finale não foi o mais visto de Friends. A maior audiência registrada pela série foi do episódio duplo "The One After the Superbowl", respectivamente o 12º e 13º da segunda temporada, exibidos em 28 de janeiro de 1996 e que contabilizou 52,9 milhões de espectadores.