Addam e Alyn Velaryon em A Casa do Dragão (Reprodução)

Créditos da imagem: Addam e Alyn Velaryon em A Casa do Dragão (Reprodução)

Séries e TV

Artigo

A Casa do Dragão | Quem são Addam e Alyn, e qual seu papel na Dança dos Dragões

Os personagens estão aparecendo de forma recorrente na segunda temporada da série

Omelete
6 min de leitura
29.07.2024, às 16H07.

ATENÇÃO: Spoilers de Fogo & Sangue e - potencialmente - A Casa do Dragão a seguir!

A Casa do Dragão voltou para a sua segunda temporada com vários personagens novos, e dois deles seguem meio envoltos em mistério: Addam e Alyn de Casco, homens que surgiram no núcleo de Corlys Velaryon. Mas quem já leu o livro Fogo & Sangue reconhece os nomes e sua importância no futuro da história - confira a seguir!

As cenas de Alyn são mais recorrentes: interpretado por Abubakar Salim, o personagem apareceu pela primeira vez no 1º episódio da temporada, quando teve uma conversa com Corlys. Lá, descobrimos que foi Alyn quem salvou a vida do Serpente Marinha na temporada passada, retirando seu corpo do mar num contexto de batalha. Também fica subentendido que a conversa é cheia de não-ditos, e o passado do marinheiro fica em aberto. 

No episódio seguinte, seu irmão Addam (Clinton Liberty) também aparece, e os dois têm uma conversa estranha sobre o quanto Lorde Corlys deve a eles. Alyn ganha ainda mais relevância no episódio quatro, quando a princesa Rhaenys visita o ancoradouro de Derivamarca para avisar Corlys de sua partida a Pedra do Dragão e encontra o jovem. Mais uma vez cheio de implícitos, o diálogo menciona a mãe de Alyn e o fato de ele ter salvo Lorde Velaryon da morte. Logo em seguida, na conversa de Rhaenys com seu marido, a princesa dá a entender que sabe das origens do rapaz. Mas que origens são essas?

No livro Fogo & Sangue, há um acontecimento muito importante que se passa no exato momento em que a série se encontra: quando os Pretos perdem Meleys na luta com Vhagar, Rhaenyra e os seus percebem que eles possuem muito mais dragões em seu poder, bem ali na região da sede Targaryen - o problema é que as criaturas não têm cavaleiros. Eles passam então a buscar, entre as Sementes de Dragão (filhos bastardos de linhagens valirianas, como Targaryen e Velaryon), novos montadores aliados dos Pretos. Esse evento fica conhecido como a Semeadura, e dois personagens bem relevantes surgem ali na história: Addam e Alyn de Casco. 

No livro, eles são mais jovens - Addam tem quinze anos quando se torna o novo montador de Seasmoke, dragão que antes pertencia a Sor Laenor Velaryon; enquanto Alyn, seu irmão, era um ano mais novo. Os dois eram filhos de uma mulher chamada Marilda, uma jovem e bonita filha de um construtor naval,que teve dois bastardos com cabelos prateados e olhos violeta - características comuns de famílias valirianas. Desde jovenzinhos os irmãos demonstravam afinidade com o mar, crescendo no estaleiro do avô. Quando seu pai morreu, Marilda vendeu suas posses e comprou um barco mercantil, no qual se lançou ao mar para a vida de capitã e mercadora. Ela se destacou na posição, e cresceu sua frota e fortuna.

A mulher sempre se recusou a comentar a paternidade das crianças, embora sua ascendência fosse óbvia a quem olhasse - isso só mudou na Semeadura, quando Marilda revelou que o pai da dupla era Sor Laenor Velaryon. As pessoas estranharam a alegação, já que o desinteresse de Laenor por mulheres era conhecido, mas a semelhança física e a palavra de Sor Corlys para endossar Marilda falaram mais forte. Vale lembrar, no entanto, que a versão contada pelo bobo da corte Cogumelo (que provavelmente será escolhida pela série) é que Addam e Alyn são filhos do próprio Serpente Marinha, que estava o tempo todo na região do Casco onde Marilda vivia e, agora, se via sem herdeiros.

Segundo a história de Cogumelo, Rhaenys não ficou nada feliz com a notícia de que seu marido teve dois bastardos com a filha de um construtor naval muito mais jovem e Lorde Corlys encerrou o caso com Marilda, mantendo os meninos longe da corte. Com a morte de seus filhos e de Luke, seu próximo herdeiro, o Lorde das Marés teria pedido à rainha Rhaenyra que legitimasse a dupla, o que ela concedeu, e Addam de Casco se tornou Addam Velaryon, o próximo herdeiro de Derivamarca. Enquanto isso, Alyn não conseguiu domar o dragão Sheepstealer e carregou queimaduras em seu corpo para o resto da vida.

Já um Velaryon, Addam se tornou um personagem relevante na Dança dos Dragões e no jogo político de Westeros. Ele participou da tomada de Porto Real pelos Pretos e depois defendeu a cidade, mas Rhaenyra teve medo de ser traída por ele após outras Sementes de Dragão mudarem de lado (ou se deitarem com seu marido, diga-se de passagem). A rainha mandou prender Sor Addam, mas ele foi avisado por Lorde Corlys e fugiu em Seasmoke a tempo, o que por sua vez causou a prisão do Serpente Marinha.

Sor Addam volta a aparecer na história na Segunda Batalha de Tumbleton, quando queria provar a sua lealdade à rainha juntando as tropas Pretas e retomando a fortaleza que estava sob o poder dos Verdes (graças à ajuda das Sementes traidoras, Ulf, O Branco e Hugh, O Martelo). O herdeiro Velaryon era um aliado valoroso e estava disposto a provar isso: reuniu quatro mil homens nas Terras Fluviais e os liderou no ataque noturno surpresa que gerou grandes perdas ao outro lado. Porém, o ato de coragem também foi o seu último, já que a mais sangrenta batalha entre dragões aconteceu na segunda Tumbleton, quando Seasmoke, Tessarion (montaria do príncipe Daeron) e Vermithor (montado por Hugh) dançaram nos céus. 

Seasmoke era o único dragão com um cavaleiro naquela noite, e foi o primeiro a morrer quando Vermithor cravou os dentes em seu pescoço. Sor Addam morreu com seu dragão naquele campo de batalha, e seu corpo foi levado pelos aliados Blackwood para Solar de Corvarbor, mas seu irmão Alyn buscou os restos anos depois e os sepultou em Derivamarca, num túmulo com apenas uma palavra: leal

O próprio Alyn, enquanto isso, se tornou herdeiro de Derivamarca após a morte do outro e ficou conhecido pela ousadia e falta de apreço aos Verdes mesmo quando a guerra se encaminhava para o fim. Com a paz já parcialmente instaurada após a Dança e a morte do Serpente Marinha, o jovem enfrentou alguns desafios para assegurar sua posição de Lorde de Derivamarca, mas acabou ocupando o lugar que antes pertencia a Corlys. 

A série já fez algumas escolhas relevantes na história, como o foco maior em Alyn do que em Addam nesse início, além de ter envelhecido os dois e deixado implícita a paternidade de Corlys, sem nenhuma menção a Sor Laenor. Agora, basta esperar para saber o desenrolar da adaptação.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.