A Casa do Dragão

Créditos da imagem: HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

A Casa do Dragão | Conspirações e traições começam a surgir no 2º episódio

Jogos políticos da franquia voltam com tudo no novo capítulo

Omelete
5 min de leitura
28.08.2022, às 23H00.
Atualizada em 29.08.2022, ÀS 16H38

[Spoilers de A Casa do Dragão à frente]

Uma semana depois de se tornar a maior estreia da história da HBO Max na América Latina, A Casa do Dragão voltou com tudo em seu segundo episódio. O novo capítulo, “The Rogue Prince”, já começa revirando o estômago do espectador, mostrando uma invasão pirata na costa de Westeros, onde criminosos torturam membros da marinha real servindo-os a caranguejos carnívoros. Responsável pelos navios e mestre das terras mais próximas dos alvos dos piratas, Corlys Velaryon (Steve Toussaint) pede a Viserys (Paddy Considine) permissão para retrucar, mas o rei nega, preocupado com a possibilidade de entrar em guerra contra as Terras Livres. Presente na reunião do conselho, Rhaenyra (Milly Alcock) sugere combater as frotas piratas com dragões, dizimando-os e mostrando a força da dinastia Targaryen em um único golpe. O conselho da jovem incomoda os homens nobres e seu pai a manda para escolher o substituto de Daemon (Matt Smith) no comando da guarda real.

Avaliando e entrevistando diversos candidatos, Rhaenyra decide dar o título para Criston Cole (Fabien Frankel), cavaleiro que derrotou Daemon no torneio mostrado no episódio de estreia. Além disso, ele era o único entre os soldados selecionados que já havia participado de uma batalha real.

Paralelamente, Viserys e Alicent (Emily Carey) seguem se aproximando, escondidos de Rhaenyra. Em conversa com o rei, a filha da Mão tenta consolá-lo pela morte da rainha, mas, sob ordens do pai, Otto (Rhys Ifans), aproveita a conversa para flertar discretamente com o ocupante do Trono de Ferro.

Momentos mais tarde, Alicent se encontra com Rhaenyra no septo, onde tenta convencê-la a se reaproximar do pai. Durante a conversa, a princesa revela acreditar que o rei só a tornou herdeira do trono e da coroa como punição às ofensas de Daemon.

Sentindo a dificuldade da amiga de lidar com o luto pela morte de Aemma (Sian Brooke), Alicent diz a Rhaenyra que rezar aos deuses a faz se sentir mais perto de sua mãe, que também morreu há menos de um ano, e convence a princesa a fazer o mesmo para aplacar sua dor. Às lágrimas, a jovem Targaryen revela que gostaria que seu pai a visse como algo além de “sua menininha”, sentimento que é compartilhado pela amiga.

Longe dali, nos jardins, Viserys, Rhaenys (Eve Best) e Corlys conversam sobre a ameaça dos piratas das Terras Livres. Os primos do rei sugerem que seus inimigos agora veem a coroa como frágil e tentam persuadi-lo a se casar com sua filha, Laena (Nova Fouellis-Mose), para passar uma imagem mais forte para o exterior.

Mais tarde, Viserys e Rhaenyra jantam juntos. Enquanto fica claro que a princesa quer aprender seus deveres reais para estar preparada para quando se tornar rainha, o rei se mostra relutante em deixá-la participar das decisões administrativas do reino. O desacordo entre os dois parece agravar a ruptura entre eles.

De noite, durante o tratamento de uma ferida na mão, Viserys conta a Otto e ao Maester Mellos (David Horovitch) sobre sua conversa com os Velaryon. A Mão do Rei, obstinado em ver sua própria filha ascendendo à realeza, tenta dissuadi-lo da ideia, enquanto Mellos vê lógica no matrimônio proposto por Corlys.

Inclinado a aceitar a sugestão de Mellos pelo bem de Westeros, Viserys caminha pelos jardins com Laena e mostra claro desconforto com a diferença de idade entre ele a garota - afinal, ela tem apenas 12 anos. Os dois conversam sobre dragões e sobre a conquista de Westeros até que a menina, encabulada, se diz honrada com a possibilidade de unir as duas casas valerianas, prometendo dar ao rei muitos herdeiros se eles se casarem. Viserys logo percebe que ela, na verdade, estava apenas repetindo palavras de Corlys, e incomodado após a garota dizer que “não precisaria se deitar” com ele antes dos 14 anos, o rei muda de assunto e segue sua caminhada, sem perceber que é observado de longe por sua filha.

Segundos depois, Rhaenyra e Rhaenys conversam sobre a sucessão do trono. Enquanto a princesa segue confiante de que se tornará rainha mesmo que seu pai tenha um filho homem, a Rainha que Nunca Foi lembra que, quando teve a chance de ser rainha, o Alto Conselho preferiu coroar Viserys, e afirma que “os homens prefeririam queimar o reino a ver uma mulher se sentar no Trono de Ferro”.

Na Fortaleza Vermelha, Viserys desabafa sobre seu dilema com Alicent, que usa a oportunidade para se aproximar ainda mais do rei. Ela o presenteia com uma estatueta de dragão que ele havia quebrado dias antes, deixando-o visivelmente comovido com o gesto. Seu agradecimento, no entanto, é interrompido repentinamente quando Otto o convoca para uma reunião de emergência do Pequeno Conselho.

Lá, é revelado que Daemon, ao deixar Porto Real, roubou um ovo de dragão e tomou Pedra do Dragão, que, por direito, pertence a Rhaenyra. Em uma carta, o ex-comandante da guarda de Porto Real informa que irá se casar novamente e que sua segunda esposa já estaria grávida de seu filho. Ainda de acordo com ele, o ovo de dragão será colocado no berço de seu herdeiro, como manda a tradição da família Targaryen. Quando é revelado que príncipe deserdado roubou o mesmo ovo que Rhaenyra havia escolhido para colocar no berço do irmão natimorto, Viserys se revolta e anuncia suas intenções de ir atrás do irmão para prendê-lo e puni-lo, mas é acalmado por Otto, que se prontifica a ir pessoalmente a Pedra do Dragão.

Chegando na cidade, Otto confronta Daemon, mas recua quando o dragão do príncipe deserdado aparece. Segundos depois, Rhaenyra surge do horizonte montando seu próprio dragão e convence o tio a devolver o ovo roubado.

De volta a Porto Real, Viserys fica furioso com Rhaenyra por se colocar em perigo, mas a princesa aplaca sua raiva lembrando que ela foi capaz de retornar de Pedra do Dragão com o ovo roubado e sem que uma gota de sangue fosse derramada. Os dois então têm a primeira conversa honesta desde a morte da Aemma, e a garota diz que compreende os deveres do pai como rei e que aceita o fato de ele precisar se casar novamente.

Em uma nova reunião do Pequeno Conselho, Viserys anuncia que está pronto para se casar novamente, mas, pegando Rhaenyra e Corlys de surpresa, revela que pretende se unir a Alicent, o que enfurece a ambos. Revoltado, o lorde Velaryon se reúne com Daemon e começa a maquinar planos para tirar o rei do Trono de Ferro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.