Jon Snow (Kit Harington) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) terminaram a penúltima temporada de Game of Thrones definitivamente como um casal. Desde que o encontro dos dois aconteceu, no episódio “The Queen's Justice”, terceiro do mais recente ano, vários sinais foram dados de que os dois estavam destinados um para o outro - desde o encontro entre os dois na caverna, passando por comentários maliciosos de Tyrion (Peter Dinklage) e de sor Davos (Liam Cunningham). Em paralelo a isso, outro tema foi reintroduzido na série: a hipotética infertilidade de Daenerys.
Logo na primeira temporada, a Mãe dos Dragões - antes ainda de receber o título - engravidou de Khal Drogo (Jason Momoa) e esperava o “garanhão que monta o mundo”, título dado para o Khal dos Khals, uma criança prometida de uma antiga profecia. A predição dizia que a criança “uniria os dothraki em um único khalasar e que todos juntos cavalgariam até os confins da terra”, fazendo com que “todas as pessoas do mundo fossem parte do seu rebanho”. Contudo, a criança nunca nasceu, sendo sacrificada ainda na barriga de Daenerys em um ritual para salvar de vida de Drogo.
Na ocasião, a bruxa Mirri Maz Duur (Mia Soteriou), após ser resgatada por Daenerys de um ataque Dothraki, cuida de uma ferida no peito de Drogo - mas ela infecciona ainda mais. Para salvar a vida do marido, Daenerys pede para que Maz Duur faça um ritual de sangue, utilizando o cavalo do marido. No fim das contas, o filho da Targaryen é sacrificado no processo e o dothraki é colocado em estado vegetativo. Quando Daenerys pergunta à Maz Duur quando seu marido voltará ao normal, ela responde com a seguinte profecia: “Quando o sol nascer a oeste e se pôr no leste. Quando os mares secarem e as montanhas forem sopradas pelo vento como folhas”. Nos livros, contudo, a frase é seguida por mais um vaticínio: “quando o seu ventre estiver pronto a ganhar vida e der à luz um filho vivo. Então ele voltará, e não antes”.
No momento em que as frases foram ditas, muitos acreditaram se tratar de formas de falar que Khal Drogo nunca mais poderia voltar ao normal e que Daenerys nunca mais poderia ter um filho - porém, Game of Thrones já mostrou que as coisas podem ser mais complicadas do que inicialmente parecem. Na sétima temporada, a Mãe dos Dragões teve três diálogos importantes sobre sua infertilidade. O primeiro, mais carregado de tensão que o segundo, foi com Tyrion em Pedra do Dragão. O Lannister discute com Daenerys o que ela planeja para sua sucessão caso conquiste o Trono de Ferro, já que os dois sabem que ela não poderá ter mais filhos. Ela se irrita com o conselheiro e diz que só irá pensar nisso quando tiver conquistado Westeros.
No mesmo episódio, Daenerys volta a falar sobre isso ao fazer companhia para Jon Snow, deitado em uma cama se recuperando da batalha contra o exército de mortos ao norte da Muralha. Ela conta ao ex-bastardo que Drogon, Rhaegal e o falecido Viserion são os únicos filhos que ela já teve e que é capaz de ter, já que não pode mais gerar herdeiros. A terceira vez que o assunto entra em pauta é novamente em uma conversa com Jon Snow, quando ele questiona o que foi dito pela bruxa. No meio de uma conversa sobre como os antepassados Targaryen, Jon diz que a família de Daenerys não desapareceu - sem saber que ele mesmo faz parte dela. A jovem relembra o Rei do Norte que ela não pode ter filhos e Jon questiona a confiança que Daenerys tem no vaticínio de uma traidora.
- Azul é o fogo mais quente e Viserion pode ser um problemão para Daenerys
- Como Jon Snow está um passo à frente de Daenerys no direito ao Trono de Ferro
O ponto é que a infertilidade de Daenerys voltar a ser tema e, ainda por cima, ser questionada fez com que os fãs se debruçassem na fala de Mirri Maz Duur e tentassem ver as frases ditas pela bruxa de forma menos literal do que foi feito até então. A primeira parte da profecia diz: “quando o sol nascer a oeste e se pôr no leste”. Nos livros, há um evento que pode se encaixar nesse trecho. Quentyn Martell, herdeiro de Dorne, nasceu em Westeros, no oeste. O personagem, que não existiu na série, viaja até Meereen, no leste, na tentativa de fechar um acordo com Daenerys, mas ela nega seu pedido. Ele tenta, então, capturar os Rhaegal, mas é morto pelas chamas do dragão. Como o símbolo dos Martell é justamente um sol atravessado por uma lança, há quem acredite que a primeira frase de Maz Duur já aconteceu.
A segunda parte fala sobre “os mares secarem e as montanhas serem sopradas pelo vento como folhas” e há múltiplas interpretações para ela. Também nos livros, há uma passagem em que Daenerys fala sobre o Grande Mar de Grama, o lar original dos dothraki estar cada vez mais amarelado - o verde que tomava conta da planície estaria secando com a chegada do outono. Há quem acredite também que o trecho diz respeito aos dothraki que , pela primeira vez na história, atravessaram o Mar Estreito, que separa Essos de Westeros. Sobre montanhas sendo sopradas, os livros contam que quando Quentyn Martell morre tentando capturar os dragões de Daenerys, eles ficam livres e transformam as pirâmides de Meereen em cinzas. Há quem interprete a profecia como se as pirâmides fossem as montanhas sopradas como folhas, mas há que ligue essa frase a um evento mais recente em Game of Thrones, quando Viserion derrubou a Muralha com sua chama.
- Como os possíveis desdobramentos da gravidez de Cersei apontam para sua morte
- Daenerys pode ser o caminho para os Lannister ocuparem o Trono de Ferro
Ainda que a frase sobre a infertilidade de Daenerys não tenha sido dita na trama, ela está de alguma forma relacionada a Daenerys - caso contrário, ela não teria como saber da própria infertilidade. O problema é que a frase final da profecia pode ser um indicativo complicado para Daenerys, já que não diz respeito a apenas voltar a engravidar, mas também fala sobre reencontrar Khal Drogo. A Mãe dos Dragões travou um diálogo com ele durante uma de suas visões na Casa dos Imortais e, na série, ela foi vista reproduzindo as duas primeiras frases da profecia da bruxa. Caso a terceira seja levada de alguma forma para a trama, pode ser que após sua gravidez, certamente de Jon Snow, ou mesmo em função dela, a jovem morra e sua alma reencontre a de Khal Drogo.
Vale lembrar que, é claro, há a possibilidade de que as frases ditas por Mirri Maz Duur sejam realmente metafóricas e um indicativo de que Khal Drogo não voltaria ao normal - como de fato não voltou. Contudo, não é a única profecia que foi adaptada na televisão de forma fracionada - a que dizia que Cersei (Lena Headey) seria morta pelo valonqar, o irmão mais novo, também foi exibida sem algumas frases. Contudo, um augúrio que fale sobre a morte de Daenerys alimenta outra teoria embasada em uma importante teoria - a de que Jon seria o Azor Ahai e que ela, sua amada, seria a Nissa Nissa.
Game of Thrones ainda não tem data exata para voltar à HBO, mas a próxima temporada será a última.