David J. Peterson, responsável por ter desenvolvido as línguas Dothraki e Valiriano em Game of Thrones, irá ministrar aulas de verão na Universidade da Califórnia em Berkeley. De acordo com o próprio site da UC Berkeley, Peterson irá falar sobre a criação de idiomas fictícios e apontará o caminho para entusiastas da prática.
Game of Thrones não é o único trabalho de Peterson. As línguas Castithan e Irathient na série Defiance, do canal Syfy, também são obras suas, assim como a língua usada por Kurse, o Elfo Negro, no filme Thor: O Mundo Sombrio. Além dessas, já colaborou com The Shannara Chronicles, da MTV; The 100, da CW; e Penny Dreadful, do Showtime. O curso "A Linguística de Game of Thrones e a Arte da Invenção da Língua" será dividido em três módulos. Em entrevista ao site da universidade, Peterson falou um pouco sobre o ofício de criar idiomas.
"Há o mesmo valor em criar uma língua quanto há em criar uma história ficcional. Se você não vê nenhum valor em algo como Enquanto Agonizo [de William Faulkner] ou Ao Farol [de Virginia Woolf], então provavelmente não vou conseguir te convencer de que há valor na criação de uma nova língua. A linguagem criada não só pode ser apreciada pelo que é, mas também pode ser usada para gerar arte nova, usando palavras que são exclusivas de algum contexto fictício. É um pouco como escrever uma música em um instrumento que o escritor criou."
Há três anos, Peterson lançou o Living Language Dothraki, um CD de uma hora e um guia oficial de 128 páginas para entender a língua, que ele descreve como algo parecido com uma mistura de árabe e espanhol.
Na série, o povo Dothraki foi visto pela última vez navegando junto de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) rumo a sua tentativa de recuperar o Trono de Ferro para sua casa. A penúltima temporada de Game of Thrones estreia em 16 de julho pela HBO. O seriado ainda tem 13 episódios inéditos pela frente: sete nesse ano e apenas seis no final - saiba mais.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários