No penúltimo episódio da quinta temporada de Game of Thrones, Shireen Baratheon é sacrificada por seu pai Stannis, de acordo com as ideias de Melisandre. O fanatismo da Mulher Vermelha pelo seu Senhor da Luz, R'hllor, é algo ainda um pouco confuso na cabeça de alguns espectadores. A gente te ajuda a entender melhor!
Essa religião se baseia na existência de apenas um deus e seu oponente. R'hllor, O Senhor da Luz, é o deus da chama e da sombra, representante de tudo que é bom, a vida, o calor. Seu símbolo é um coração em chamas e ele luta contra a escuridão, o frio e a morte, representados pelo Grande Outro, o Senhor das Trevas. Esse deus, por sua vez, tem poucos seguidores em Westeros, mas em Essos ele é bem popular.
Os chamados sacerdotes vermelhos, como Melisandre, são membros do clero do Senhor da Luz, são assim chamados porque usam vestes dessa cor. Em templos eles costumam acender fogueiras todas as noites e pedir a R'hllor para que amanheça novamente. Uma frase/oração comum entre os seguidores é: "a noite é escura e cheia de terrores".
Os adoradores dessa religião geralmente acreditam que ele é o único deus verdadeiro, em oposição aos Sete, da Fé dos Sete (leia mais aqui) ou dos Deuses Antigos do Norte. Muito do que se pratica tem relação com fogo, desde encarar uma fogueira para ter visões até o ato de queimar alguém em forma de sacrifício. Eles acreditam que um grande poder exige um grande sacrifício. Isso está conectado com a profecia sobre o Azor Ahai, o herói que reforjará a espada Luminífera, acordará dragões de pedra e salvará o mundo - leia mais aqui.
Depois da morte do último dragão Targaryen, supostamente todos os tipos de magia desapareceram do mundo. Entretanto, Daenerys conseguiu fazer nascer dragões de pedra no final da primeira temporada e desde então as habilidades e poderes mágicos voltaram a existir, também incluindo os sacerdotes vermelhos.
Outros seguidores de R'hllor
Thoros de Myr é um sacerdote vermelho e um dos líderes da Irmandade Sem Bandeiras, que se mantém unida em parte por causa de sua adoração a R'hllor. O homem se uniu a Beric Dondarion para buscar Sor Gregor Clegane - o Montanha - e trazê-lo a justiça. Quando finalmente o encontraram, ele matou Berric, mas Thoros o ressuscitou usando o poder do Senhor da Luz. A partir daí, Berric já foi ressuscitado seis vezes, a sétima foi na presença de Arya (na terceira temporada) quando Sandor Clegane - o Cão - tentou terminar o serviço do irmão.
O sacrifício
Melisandre convenceu Stannis Baratheon a se proclamar o Azor Ahai renascido e desde então ele vem seguindo seus conselhos. O mais recente (na quinta temporada) e mais polêmico foi a decisão de sacrificar Shireen, a filha de Stannis. A mulher vermelha acredita que esse sacrifício os ajudará na batalha de Winterfell, já que a neve está cada vez mais alta e os soldados estão com dificuldades no imenso frio. Esse evento não ocorre nos livros, mas os produtores da série, David Benioff e D.B. Weiss, revelaram que a ideia para este acontecimento foi dada pelo próprio autor dos livros, George R. R. Martin. Será que isso significa que ela ainda pode morrer nos livros? Na obra, Melisandre quer queimar o filho de Mance Rayder, mas como o personagem não existe na série, Shireen teve que servir.
Apesar do fanatismo da mulher, não podemos esquecer que ela pariu um fantasma na segunda temporada. E para dar mais medo, a sombra fantasmagórica matou Renly, o irmão mais novo de Stannis. Na quarta temporada, ela colocou sanguessugas no bastardo de Robert Baratheon, Gendry, e depois disso o Rei Joffrey morreu. Independente dela ser doida ou não, parece que algumas coisas que ela faz dão resultado.
Outra coisa interessante para lembrarmos é que Stannis nunca foi bonzinho, ele está matando pessoas faz várias temporadas, inclusive o próprio irmão e o cunhado. Sem falar nas milhares de pessoas mortas durante a guerra. Claro que o personagem tinha se tornado mais simpático de uns tempos para cá, mas ambição do Baratheon sempre esteve ali, agora chegando ao ponto de matar sua própria filha. Só nos resta aguardar para saber se isso o ajudará a vencer ou não.