Enquanto George R.R. Martin continua lutando para finalizar a sua saga épica As Crônicas de Gelo e Fogo, na qual a série Game of Thrones foi baseada, talvez os fãs possam se dedicar a uma versão diferente dos capítulos finais dessa história - criada, no caso, por uma inteligência artificial.
O desenvolvedor Liam Swayne resolveu usar o ChatGPT para tentar gerar uma versão crível dos dois livros prometidos por Martin, Os Ventos do Inverno e Um Sonho de Primavera. O resultado pode ser conferido, na íntegra, aqui e aqui.
Ao IGN, Swayne explicou como foi feito o processo: primeiro, ele pediu à inteligência artificial que criasse esboços de cada capítulo, e depois reintroduziu o resultado no ChatGPT e pediu para que ele desenvolvesse textos completos.
O desenvolvedor avaliou o resultado na entrevista ao veículo, elogiando algumas reviravoltas da trama introduzidas pela IA (por exemplo, a mualha de gelo que protege Westeros na fronteira norte não é só física, como também dotada de magia), mas criticando a ausência de mortes de personagens importantes, uma marca famosa da escrita de Martin.
Swayne disse que as IAs não devem substituir escritores humanos tão cedo, mas que elas podem se tornar ferramentas úteis quando os autores estiverem com dificuldades para terminar suas histórias, sugerindo caminhos narrativos possíveis e coerentes com o que já foi contado.
Cinco livros de As Crônicas de Gelo e Fogo já foram lançados - o último, A Dança dos Dragões, saiu em 2011. Desde então, Martin tem adiado insistentemente o lançamento das continuações.
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.