Xbox e Nintendo

Créditos da imagem: Reprodução

Games

Notícia

Xbox, Nintendo e outras empresas lançam selo de acessibilidade

Empresas irão voluntariamente utilizar formas melhores para sinalizar acessibilidade nos jogos

Omelete
2 min de leitura
20.03.2025, às 19H27.

Cinco empresas do mundo dos games, incluindo a Microsoft e a Nintendo, estão se juntando em uma nova iniciativa da indústria, para compartilhar informações mais claras sobre funções de acessibilidade em seus jogos. 

O projeto está sendo gerenciado pela Entertainment Software Association (ESA), e contará com Electronic ArtsGoogle, Microsoft, Nintendo of AmericaUbisoft, que utilizarão uma série de 24 categorias como "legendas grandes e claras" "menus narrados" para comunicar algumas funções de acessibilidade. 

00:00/06:29
🚨QUARTETO FANTÁSTICO (Marvel Studios, 2025) | NOVO TRAILER! Data e CinemaCon
Truvid
auto skip

Segundo o site da Accessible Games Initiative, a lista de tags inclui:

  • Recursos auditivos: Conversão de chat falado para texto e vice-versa, som mono, múltiplos controles de volume, menus narrados, som estéreo, som surround.
  • Recursos de jogabilidade: Níveis de dificuldade, salvamento a qualquer momento.
  • Recursos de entrada: Remapeamento básico de controles, remapeamento completo de controles, jogável apenas com botões, apenas com teclado, apenas com mouse, apenas com toque, sem necessidade de segurar botões, sem controles de movimento, sem necessidade de pressionar botões rapidamente, sem controles por toque, inversão do direcional analógico.
  • Recursos visuais: Ajustes para conforto da câmera, conversão de chat falado para texto e vice-versa, texto legível, alternativas de cores, legendas grandes e nítidas, texto ampliado.

As empresas vão colocar tags em lugares como as suas lojas digitais e páginas de produtos (o que tipicamente já conta com informações como quantos jogadores o jogo suporta ou classificação indicativa). Entretanto, a ESA disse que a timeline para implementar as tags "será determinado em uma base de empresa-por-empresa e sempre será voluntário".

"O cronograma para a implementação das tags depende de cada empresa", disse Aubrey Quinn, vice-presidente sênior de comunicações da ESA, ao The Verge. "Embora não possamos falar por elas sobre seus planos, sabemos que as empresas estão trabalhando com os departamentos relevantes dentro de suas organizações para levar as tags aos consumidores."

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.