Durante a E3 2015Hidetaka Miyazaki, o criador de Demon's Souls, Dark Souls e Bloodborne, apresentou seu mais novo título, Dark Souls 3. Em uma sessão a portas fechadas, o criador japonês falou sobre o jogo e fez um gameplay ao vivo, evidenciando alguns pontos específicos da produção.

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Para Miyazaki, os três pontos que devem ser enfatizados são o mundo - com seu senso de escala e ambientação de apocalipse em curso -, a história profunda - contada através dos detalhes do cenário -, e o combate repaginado.

Segundo o criador, Dark Souls 3 será uma evolução, um aprimoramento do conceito da série. E, pela primeira vez, aproveitará todo o potencial da nova geração, já que será exclusivo para PCPlayStation 4 e Xbox One.

"Sei que ninguém acredita, mas eu gosto de procurar a beleza nessas sombras", explica, enquanto mostra lá no céu o sol evanescente, que aos poucos mergulha o mundo do game na escuridão. "É bonito", diz. O designer passa algum tempo exaltando como o vento carrega dinamicamente partículas, como as cinzas de um dragão caído ou as fagulhas que saem de uma tocha acesa.

A dificuldade, por sua vez, continua altíssima, uma das maiores marcas da série, assim com o curioso modo online. Os apelos por ajuda, invasões de outros games e multiplayer para até seis pessoas seguem sem grandes novidades divulgadas no momento. O que Miyazaki parece determinado a comentar é seu repaginado sistema de combate.

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Com um protagonista que parece muito mais veloz que os dos games anteriores da From Software, Dark Souls 3 aposta em um combate mais variado. "Temos mais possibilidades de golpes, que variam dependendo das armas empunhadas", comenta, demonstrando golpes novos como uma rasteira de espadão que lança o oponente pra cima, antes de desferir um golpe que o devolve ao solo. Armas podem ganhar anexos que mudam seus atributos, mesmo as de longo alcance, capazes de tiros rápidos agora. A ação e estratégia caminham juntas na série e ganham como aliado uma alternância de armamentos que gerará ainda mais opções de luta, mas com controles mais intuitivos, promete o criador.

O mapa também está muito maior que o do game anterior. Mais do que isso, todos os edifícios que podem ser vistos no horizonte podem ser explorados de alguma maneira, promete Miyazaki. Observar esse mundo muito bem antes de agir, pensar em como resolver determinado confronto à frente, também é fundamental para o sucesso no game. "Muitas vezes você pode usar o próprio ambiente e seus perigos em seu favor, é só uma questão de análise, de observar padrões e seus obstáculos", diz, enquanto faz um dragão enorme deitar um grande volume de fogo sobre sete ou oito inimigos que se avizinhavam ao herói.

Em relação ao design, o designer diz que fez algumas mudanças. Ainda que o tom continue bastante parecido com o de Dark Souls 2, alguns dos chefes tiveram investimento em visual um tanto inesperado. Um deles, um dançarino macabro, move-se com graça feminina, lentamente, coberto por uma armadura envolta em uma espécie de renda fantasmagórica. Suas investidas, carregadas de uma leveza mortal... até que, ferido, passa a lutar com mais selvageria. Miyazaki está satisfeito.

Enfim, para o criador, Dark Souls 3 será mais rápido, mais violento e ainda mais desafiador que seus trabalhos passados. Prepare-se para morrer, portanto.