Oito anos depois do primeiro game, Mirror's Edge Catalyst chega com a proposta de contar a história de origem da protagonista, a atlética Faith.

None

"O game é fiel à visão original e ao estilo do primeiro", explica um dos produtores do jogo. "Mas mergulharemos na história de como essa garota que trabalhava para os poderes estabelecidos tournou-se um símbolo de esperança e rebeldia para toda uma cidade ao descobrir a verdade sobre seus empregadores".

Sem entrar em detalhes, a DICE promete apetrechos para a heroína, um sistema de combate mais fluido e variações de inimigos, que precisam ser enfrentados estrategicamente, além de um mundo vasto a ser explorado.

Na demo jogada na E3 2015, porém, apenas dois desses elementos podiam ser vistos. Depois de uma breve introdução em que Faith é libertada de um encarceramento, ela passa a acompanhar um rebelde da facção chamada "Black November", que luta contra as corporações que dominam a cidade de Glass. A cena introdutória é mero tutorial para relembrar os controles básicos do jogo: L2 serve para os agachamentos e escorregadas durante a corrida e o L1 escala e salta. O combate, curvas rápidas e interações com o ambiente acontecem nos botões.

A jogabilidade, que emula o parkour, é exatamente a mesma do título anterior, mas a segunda parte da demo mostrou um pouco da vastidão da cidade. O menu de mapa abre um modelo 3D de Glass, em que podem ser marcados pontos - como qualquer game de mundo aberto. A diferença é que a rota marcada é pintada em elementos específicos dos edifícios em vermelho, como beiradas, canos, vigas... Recria-se assim a "visão de corredor" do título de 2008 no espaço amplo. Marcado o caminho, é só uma questão de timing para saltar, escalar e escorregar sua rota em direção ao objetivo.

A vastidão do mapa será aproveitada com missões paralelas que dão pontos a Faith. O que esses pontos renderão à personagem ainda é algo que os produtores não comentam. No entanto, haverá boa variedade de trabalhos de corredor, operações especiais ou simplesmente desafios para Faith realizar entre uma ou outra missão de narrativa principal. Escolhi uma que incluía combate e tudo pareceu simples demais. Forças de segurança que erram todos os tiros e combate em que todos os golpes se conectam com o oponente - e com belas finalizações. A DICE garante ter preocupado-se em criar controles acessíveis, "mas desafiadores". Por enquanto, se depender desta demo, Mirror's Edge Catalyst parece uma versão mais bonita e muito parecida com sua antecessora.

De qualquer maneira, há muito ainda o que ser revelado do game até 23 de fevereiro de 2016, quando ele chegará às lojas. As possibilidades são interessantes e o conceito cyberpunk clean bastante atrativo. Aguardemos novas comunicações da DICE.

Assista ao primeiro trailer