Durante 30 minutos acompanhamos na E3 2015 um gameplay de Uncharted 4: A Thief's End.

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Apresentado pela chefe de design da Naughty Dog, o jogo começou com a mesma fase mostrada na conferência da Sony - o tiroteio seguido de perseguição de carros em uma cidade caribenha, King's Bay, em Trinidad e Tobago. Mas a demo seguiu adiante, revelando uma das frenéticas cenas que veremos no jogo.

Nathan Drake pula de seu jipe com um gancho para um caminhão, pelo qual é arrastado ao longo de uma estrada, atirando sempre em motoqueiros que se aproximam. Depois de enfim conseguir subir no veículo, ele enfrenta alguns inimigos antes de saltar em outro jipe - que capota. Depois de algumas cenas de tiroteio de ponta-cabeça, a ação segue na garupa de uma moto. É o típico dia de ação do explorador, que revela estar em busca da cidade perdida dos piratas, Libertalia.

De acordo com a Naughty Dog, tudo o que vimos rodando no PlayStation 4 foi uma amostra do potencial do game no console. Com o processamento do aparelho, o mundo de Uncharted pode enfim atingir seu potencial completo, garantiram os produtores.

A Naughty Dog ampliou as fases, dando mais opções de caminhos para o jogador, mas a experiência continua linear, focada na narrativa cinematográfica. O objetivo é sempre o mesmo, mas os caminhos são mais diversificados. Muitas opções quebrariam a sensação de filme que Uncharted tem.

O estúdio preocupou-se em manter a essência da série intocada - exploração, combate com cobertura, quebra-cabeças - mas como a história às vezes requer novas mecânicas, algumas novidades foram introduzidas, como o gancho visto na demo e pilotagem de veículos (você pode inclusive entrar e sair). Outros aperfeiçoamentos incluem um sistema de escalada mais desafiador, em que você escolhe em que momento a mão de Nathan deve agarrar a borda, dando mais precisão ao movimento.

O combate de proximidade também foi melhorado, com mais movimentos especiais, que agregam emoção à pancadaria.

Outra lição aprendida, esta com The Last of Us, foi em relação à furtividade. Agora, Nathan Drake pode despistar seus oponentes, retornando à condição furtiva inicial. A inteligência artificial dos inimigos também veio do game anterior da produtora. "Mas não teremos infectados aqui", brincam.

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Menos Quick Time Events e atenção aos detalhes também são foco na produtora. Os ambientes são amplamente destrutíveis e o visual de Nathan Drake sofre alterações curiosas, como até queimaduras de sol sutis depois de uma fase longa em terreno aberto. E todas as animações que avançam a história respeitam os armamentos equipados naquele momento, algo possível graças às novas cutscenes, animadas dentro do engine do game. E bastante impressionantes, aliás. Especialmente as feições, trabalhadissimas.

Ao final, os produtores admitiram também estarem trabalhando no filme de Uncharted, ainda que a producão seja de total controle da Sony. E se disseram empolgados por isso, já que o longa pode apresentar a série para uma nova geração de gamers.

Uncharted 4: A Thief's End chega ao PS4 em 2016.