A manipulação do tempo é algo recorrente nos games, mas poucas desenvolvedoras devem tanto a esse tema quanto a Remedy, que popularizou a mecânica do bullet time (que deixa a ação em câmera lenta) na franquia Max Payne. Em Quantum Break, um dos principais títulos exclusivos de Xbox One a mostra na Gamescom 2015, o estúdio finlandês prova que pode fazer muito mais com o tema ao usá-lo como uma maravilhosa ferramenta de criação de níveis.

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Em uma demonstração de cerca de vinte minutos exibida a portas fechadas na feira alemã mostrou como o ambiente ao redor do protagonista Jack Joyce (Shawn Ashmore, o Homem de Gelo dos X-Men nos cinemas) é moldado pelo tempo, até mesmo de forma descontrolada. A sessão começa onde parou o gameplay mostrado na conferência da Microsoft, quando Jack encontra um galpão onde, no passado, foi construída a máquina que causou a ruptura temporal central para a trama do jogo.

Desse experimento que deu errado, nasceram os poderes do protagonista Jack, capaz de parar o tempo, e do vilão Paul Serene (Aidan Gillen, de Game of Thrones), que some e retorna 17 anos mais velho, no comando da empresa Monarch Solutions. “Ambos tem visões opostas: Paul acha que os acontecimentos são fixos no tempo, e Jack acredita que o passado pode ser alterado”, explica o apresentador do gameplay.

Após se encontrar com Paul, o galpão é demolido mas, antes, o tempo começa a se romper. Você deve escapar do local, cujo presente e passado está bagunçado. A fuga é determinada pela distorção temporal, que faz com que caminhos desbloqueados se abram em curtos períodos. O impressionante efeito da dobra do tempo, que mistura borrões com a aparição súbita de elementos, esconde e revela, num segundo, os caminhos da fase.

Em outros momentos, Jack também usa suas habilidades para abrir o caminho, congelando a queda de estruturas gigantescas ou diminuindo a velocidade da passagem do tempo para chegar a um ponto seguro. Após a fuga, há uma batalha contra agentes da Monarch que possuem um equipamento que os deixa andar mesmo com o tempo parado. Assim como no vídeo exibido na conferência, o protagonista consegue enfrentar oponentes armados com dashes e com a criação de “redomas” que parecem reforçar a paralisação temporal, podendo ser usadas tanto em si mesmo ou nos inimigos.

Experiência transmídia

Quantum Break foi anunciado como um jogo e uma série de TV, mas ambos serão vendidos no mesmo disco e um afetará o outro por meio de Junction Moments (momentos de junção), com eventos que serão decididos por você. Em duas cenas na demonstração, a Remedy explicou, na prática, como os dois lados da história vão conversar.

Na primeira cena, Martin (Lance Reddick), o braço direito de Paul, intimidando a ativista Amy (Amelia Rose Blaire), que se opõe a Monarch. Você tem a opção de confrontá-la com violência ou intimidá-la, ameaçando seus parentes, a voltar atrás em suas declarações. No primeiro caminho, a personagem é assassinada e, no segundo, ela se transforma em uma aliada de Jack.

A segunda cena mostrou um momento contado por dois pontos de vista: o de Jack, no game, e o dos outros personagens envolvidos, na série. Na gravação live-action, o protagonista está escondido em uma van guardada por Emily (Brooke Nevin), uma aliada inflitrada na Monarch. Seu disfarce é descoberto por Liam (Patrick Heusinger), e ambos apontam pistolas um para o outro, mas elas somem das mãos deles em um instante. Já no game, a câmera fica em Jack, que, de dentro da van, ouve os mesmos diálogos, para o tempo, sai da van, rouba as armas de ambos e foge.

Quantum Break será lançado para o Xbox One em 5 de abril de 2016.

"O jornalista viajou a convite da Blizzard