Se no começo de 2005 tivemos várias surpresas ao abrirmos as urnas eletrônicas da nossa votação, este ano os grandes favoritos mostraram seus superpoderes. Mas não pense que a competição foi fácil. A única "lavada" ficou na categoria Melhor Show, com o vencedor recebendo mais de 75% dos votos. A mais equilibrada foi a escolha do Melhor DVD do ano, com uma diferença de apenas 110 votos entre o primeiro e o quarto colocados - e que nós tivemos que considerar empate técnico.

Vá descendo o cursor para ver os vencedores e alguns breves comentários sobre eles.

Filme nacional
45% 2 filhos de Francisco
14% Cidade baixa
12% Cinema, Aspirinas e Urubus
27% Meu tio matou um cara
2% O fim e o princípio

Já era esperado que 2 filhos de Francisco levasse esta categoria, afinal, o filme bateu todos os recordes do ano. Aliás, detonou marcas dos últimos 20 anos, tornando-se o maior sucesso do cinema nacional desde Dona Flor e seus dois maridos (1976). Será que o grande segredo é colocar "Dois" no título? Se for, não funciona para a Xuxa ou para seqüências, pois Duendes 2 (2002) ganhou o prêmio Omeleca por aqui no início de 2003 ;-)

Filme estrangeiro
35% Batman Begins
9% Old boy
16% King Kong
15% Menina de ouro
25% Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith

Nenhuma supresa também na escolha para o Melhor Filme Estrangeiro. Batman Begins trouxe alegria aos fãs do Cavaleiro das Trevas, algo que havia sido deixado de lado quando Joel Schumacher se enveredou por Gotham City. Com um importante segundo lugar ficou Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, que fechou a primeira trilogia da série, e fechou o arco de histórias de Anakin "Darth Vader" Skywalker.

Melhor herói
52% Batman (Batman Begins + gibis)
5% Oh Dae-Su (Choi Min-Sik em Old boy)
12% King Kong (Andy Serkis em King Kong)
3% Steve Zissou (Bill Murray em A Vida Marinha de Steve Zissou)
29% Marv (Mickey Rourke em Sin City)

A nova franquia do morcegão trouxe mesmo bons fluidos para a Batcaverna. Além de vencer na categoria acima, Batman Begins ajudou o defensor de Gotham a se tornar o Melhor Herói de 2005 segundo os Omelenautas. O prêmio ganha ainda mais destaque devido à forma bastante confortável com que bateu personagens do nível de Marv e o gigante King Kong.

Melhor heroína
35% Jessica Alba (Quarteto Fantástico, Sin City)
8% Tessa (Rachel Weisz em O jardineiro fiel)
16% Mei (Ziyi Zhang, Clã das Adagas Voadoras)
23% Maggie (Hillary Swank em Menina de ouro)
17% Lois Lane (Erica Durance, em Smallville)

Em 2005, Jessica Alba virou sinônimo de pouca (ou nenhuma) roupa e alegria dos marmanjos. A maior prova disso é sua votação, que lhe rendeu o título de Melhor heroína de 2005 pelas suas performances em Quarteto Fantástico, Sin City e Mergulho radical. A vice-liderança teve um empate técnico entre Maggie, a lutadora de Menina de ouro, e a Lois Lane de Smallville, respectivamente interpretadas por Hillary Swank e Erica Durance. Foi realmente um bom ano para as meninas!

Melhor Vilão
40% Darth Vader (Star Wars: Episódio III)
10% Ra´s Al Ghul (Batman Begins)
27% Voldemort (Ralph Fiennes em Harry Potter)
21% Jigsaw (Jogos mortais 1 e 2)
3% Coelhosomem (Wallace & Gromit)

Se o Melhor Filme Internacional teve o Melho Herói do ano, Batman, o segundo colocado teve o Melhor Vilão: Darth Vader. A esperada conclusão do caminho de Anakin para o Lado Nego da Força incluiu o assassinato de crianças e culminou no banho de lava que o deixou com aquela carinha linda que nós já conhecíamos desde O retorno de Jedi. E em sua primeira aparição real, Você-sabe-quem conseguiu a segunda posição e o apoio dos fãs, que já estão esperando mais em A ordem da fênix.

Melhor Programa de TV
25% Lost (AXN)
36% Smallville (Warner Channel + SBT)
8% Roma (HBO)
26% Pânico na TV (Rede TV)
4% Gordo Freak Show (MTV)

A atual temporada de Smallville está tendo as melhores histórias e isso vem refletindo nos seus índices de audiência, que só aumentam. A boa fase se refletiu na votação em que a série do jovem Clark Kent bateu as grandes sensações de 2005, Lost e Pânico na TV, que ficaram praticamente empatados no segundo lugar. Pedala, Clark Kent!

Melhor Game
25% God of War
6% Nintendogs
15% Ragnarök
13% Shadow of the colossus
42% X-Men Legends II

Um dos jogos preferidos aqui da Cozinha ganhou também o título de Melhor Game do ano, X-Men Legends. O resultado em si não chega a surpreender, mas sim a facilidade com que bateu seus adversários, com 42% dos votos, larga vantagem em cima de God of War. São os filhos do átomo mostrando a sua força! E não esqueçamos que este ano teremos X-Men III nos cinemas e novos jogos dos mutantes devem surgir.

Melhor Álbum
27% You could have it so much better- Franz Ferdinand
6% With Teeth - NIN
24% Demon Days- Gorillaz
27% 4 - Los Hermanos
18% Get behind me Satan - White Stripes

Empate na decisão do melhor álbum de 2005. E o que é melhor, um empate justíssimo! Franz Ferdinand mostrou que não foi fogo de palha com You could have it so much better, o segundo disco dos divertidos escoses. Enquanto isso, Los Hermanos provaram mais uma vez porque são considerados a melhor banda brasileira da atualidade com o lançamento do seu quarto disco, batizado simplesmente 4. Apenas alguns votos atrás dos dois campeões ficou o segundo disco do projeto multimídia Gorillaz, Demon days.

Melhor Show/Turnê
6% Arcade Fire
4% Flaming Lips
9% Iggy Pop
5% Nine Inch Nails
76% Pearl Jam

Nesta categoria não teve pra ninguém. E já era de se esperar. A primeira passagem de Eddie Vedder e companhia pelo Brasil causou alvoroço, correria por ingressos e sem dúvida alguma alguns dos melhores shows que o país viu em muitos anos. Os caras de Seattle demonstravam no palco toda a alegria de tocar por aqui e o público retribuía, cantando junto e pulando muito. Mas não foi só isso. o cinquentão Iggy Pop, apesar de ficar lá atrás aqui na votação mostrou pra todo mundo o que é ser punk de verdade e colocou todo mundo pra dançar também. Já os desconhecidos canadenses do Arcade Fire roubaram a cena no festival que tinha como principal atração os Strokes e ficaram em terceiro lugar, seguidos de perto por Flaming Lips e sua bola de plástico que anda pela platéia e o belíssimo palco do Nine Inch Nails... que ano!

Melhor livro
24% A Ciência dos Super-Heróis - Lois Gresh e Robert Weinberg (Ed. Ediouro)
8% Disparos do Front da cultura pop - Tony Parsons (Barracuda)
59% Harry Potter e o enigma do príncipe - JK Rowling (Ed. Rocco)
4% Jonathan Strange & Mr. Norrel - Susana Clarke (Cia das Letras)
4% Princesas do Mar - Fábio Yabu (Panda)

Outra categoria em que não havia dúvida de quem ganharia era a de Melhor Livro. O sexto e penúltimo capítulo da saga de Harry Potter ganhou de goleada e provou nas nossas urnas eletrônicas que favoritismo ganha jogo, sim. Mesmo sem bruxaria foram 59% dos votos, deixando lá atrás os outros títulos, pequenos como um pomo de ouro.

Melhor HQ de série
6% Slam Dunk (Conrad)
20% Lobo Solitário (Panini)
18% Marvel Max (Panini)
36% X-Men Extra (Panini)
20% Star Wars (Ediouro)

A chegada da fase escrita por Joss Whedon, o criador de Buffy - A Caça-vampiros, sem dúvida foi vital na decisão da Melhor HQ de série de 2005. Enquanto os Filhos do átomo garantiram mais um título, foram seguidos pelos relançamentos do clássico Lobo solitário e da estréia da Ediouro na publicação de histórias em quadrinhos, com o lançamento de Star Wars.

Melhor Graphic Novel ou encadernado
15% Ex-Machina (Panini)
9% Maus (Cia das Letras)
4% Persépolis (Cia das Letras)
53% Sandman (Conrad)
18% Tintim (Cia das Letras)

Conhecidos como as edições mais luxuosas do mundo para a série Sandman, as reedições das histórias do Senhor dos Sonhos não deram chances para a concorrência. Foram mais da metade dos votos, enquanto os outros fortíssimos candidatos se degladiavam pela medalha de prata, que acabou nas mãos do intrépido repórter Tintim, que também volta às nossas livrarias com novas versões.

Filmes direto para DVD
22% A vida e a morte de Peter Sellers
4% Bastidores da comédia
28% Kung Fu Futebol Clube
18% Steamboy
28% Team America

A política de algumas distribuidoras em não lançar por aqui títulos esperados não agrada a ninguém, principalmente os fãs, que ficam justamente irritados por não terem a chance de conferir os filmes na forma como eles foram planejados, no cinema. Por isso resolvemos criar esta seção, que destaca alguns títulos muito bons, mas que infelizmente foram parar direto nas prateleiras de locadoras e lojas especializadas. Houve um empate na disputa pelo título. Duas comédias bastante festejadas finalmente chegaram ao Brasil: Kung Fu Futebol Clube e Team America.

Melhor DVD
24% Batman Begins
24% Kill Bill - Vol 1 e 2
6% Guerra dos Mundos (2005)
23% Os incríveis
23% Star Wars: Episódio III

Pára tudo!!! O que aconteceu nesta categoria?!?! Um empate quádruplo é algo que nunca tínhamos visto por aqui. Isso é que é disputa acirrada. A diferença do primeiro para o quarto lugar foi de apenas 110 votos!! Não foi à toa que nossas prateleiras de DVDs ganharam um "puxadinho" em 2005... muita coisa boa foi lançada. A prova maior está aqui.

Melhor box em DVD
3% Coleção Os irmãos Marx (Universal)
40% De volta para o futuro - Box de colecionados
11% Jornada nas estrelas - Série Clássica
12% Seinfeld Temporadas 4, 5 e 6
34% Os Simpsons - 5ª e 6ª temporada

Aqui está a única surpresa do ano. Não esperávamos que a história de Marty McFly tivesse toda esta força, principalmente porque a nova caixa da série De volta para o futuro, embora mais luxuosa tenha pouca coisa a mais que a que foi lançada há dois anos. Sorte de quem esperou e pôde escolher qual das duas versões pegar.

Melhor trailer
16% Batman Begins
24% King Kong
3% Hostel
31% Sin City
26% Star Wars - Ep. III

O preto e branco das páginas desenhadas por Frank Miller foram transformados em filme. O que parecia ser impossível se tornou realidade, mas ao vermos o trailer de Sin City pudemos ver que Robert Rodriguez não estava de brincadeira. A vitória sobre o vídeo promocional de Star Wars - Episódio III e King Kong foi apertada, mas merecida.

Melhor pôster
58% Batman Begins
4% Marcas da violência
30% O senhor das armas
4% Uma vida iluminada
5% Walk the line

Na verdade, não foi só um pôster, mas uma série de imagens promocionais de Batman Begins e o Omelete mostrou todos e ainda teve com exclusividade e antes de todo mundo acesso à belíssima versão nacional. Vitória merecidíssima para o Cavaleiro das Trevas e um honrado segundo lugar para O senhor das armas, que também não deixa nada a desejar.

(o)melhor do ano
2% 2 x Jim Jarmush (Sobre café e cigarros e Flores partidas)
28% A força dos diretores brasileiros no exterior com Água negra e Jardineiro fiel
22% As três Jessicas (Alba, Biel e Simpson)
8% A volta de George A. Romero
40% Queda do dólar e volta dos shows de peso e gibis importados mais baratos

Não adianta negar, a estabilidade de um dólar baixo pode ser ruim para quem exporta, mas nos garante uma série de vantagens, entre elas a possibilidade de voltar a ter grandes shows aqui no Brasil e voltar a comprar alguns itens importados, como gibis, CDs, DVDs, etc. Não por acaso, esta foi a opção mais votada para (o)melhor do ano de 2005. Que 2006 continue assim!

(o)meleca (o pior do ano)
10% Coisa de mulher - entrada da SBT Filmes no mercado
12% Eliana e os Golfinhos - entrada da Record Filmes no mercado
5% Remakes de séries de TV (Os Gatões, A Feiticeira, etc.)
20% Seqüências absurdas, como Gigolô europeu por acidente e O filho do máskara
54% Xuxinha e Guto

Ela continua implacável! Ela continua imprestável! Seu nome é Xuxa e ela não desiste nunca! Depois de ver os filmes estrelados por ela mesma cair de renda nas bilheterias, ela tentou mudar a estratégia e fazer um desenho animado. Vocês, leitores do omelete, não se deixaram enganar e escolheram mais uma vez a Xuxa como (o)meleca!!

Valeu galera que votou! Nós estamos muito felizes de passarmos mais um ano juntos e, fique, pois 2006 está só começando e ainda vem muuuuuuuuuita coisa boa por aí. ;-)