Hoje, Pokémon X e Pokémon Y chegam às lojas do mundo todo. Primeiros representantes da franquia para o Nintendo 3DS, eles marcam o início da sexta geração dos monstrinhos. Quem jogou Pokémon Red ou Pokémon Blue na década de 90 perceberá uma quantidade imensa de diferenças nos títulos recentes.

Estas mudanças foram acrescentadas pouco a pouco - cada lançamento trouxe, além de novos monstrinhos e mapas, novidades no sistema de combate do game. Listamos aqui as principais contribuições de cada geração.

Primeira Geração (1996)

Satoshi Tajiri tinha como hobby de infância colecionar insetos. Quando cresceu, viu que as crianças ficavam muito tempo dentro de casa e não tinham como compartilhar esta experiência. Criou, então, os monstrinhos colecionáveis virtuais.

Assim surgiram em 1996 Pokémon Red e Pokémon Green. Quando a série chegou aos Estados Unidos, dois anos depois, as versões vendidas foram Red e Pokémon Blue. Eram 150 criaturas para capturar na região de Kanto - além de Mew, lendário que só era obtido através de um bug ou em eventos oficiais da Nintendo.

O Game Boy era perfeito para aplicar a ideia de Tajiri pois tinha a opção de ligar dois aparelhos por um cabo, permitindo a troca de pokémons. Alguns só evoluíam durante este processo, como Kadabra e Haunter. Em Pokémon Yellow, o jogador começava sua jornada com Pikachu como companheiro. Depois, podia capturar os três iniciais das outras versões.

Número de Pokémons: 151
Iniciais: Bulbasaur (planta), Squirtle (água), Charmander (fogo)
Lendários: Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Mew

Segunda geração (1999)

Pokémon Gold e Pokémon Silver apresentam a região Johto, com 100 novos tipos de monstros para encontrar. Um relógio interno permitia aos games diferenciar a noite do dia - alguns pokémons só apareciam em determinados horários.

Na geração anterior, os monstrinhos não tinham sexo definido (exceto Nidoran e suas evoluções). Isto mudou em Gold e Silver, já que era possível cruzar pokémons e obter filhotes. Eles herdavam a espécie da mãe e os golpes do pai, possibilitando a criação de lutadores perfeitos desde o nascimento. Surgiram também os pokémon shiny, que têm cor diferente e são encontrados aleatoriamente.

Por mais que as batalhas continuassem semelhantes, houve mudanças essenciais. Dois tipos foram adicionados: aço e trevas. Eles serviam para diminuir a vantagem que o tipo psíquico tinha na geração anterior. Em Pokémon Crystal, foi possível escolher uma protagonista feminina pela primeira vez. Também foi a estreia de pokémons lendários exclusivos de cada edição: Gold tinha Ho-Oh, enquanto Silver tinha Lugia.

Depois de enfrentar a Elite dos Quatro em Johto, era possível viajar até a região de Kanto, derrotar ginásios e enfrentar Red, protagonista dos games anteriores.

Número de pokémons: 251
Iniciais: Chikorita (planta), Totodile (água), Cyndaquil (fogo)
Lendários: Lugia, Ho-Oh, Celebi, Suicune, Raikou, Entei

Terceira Geração (2002)

Pokémon Ruby, Pokémon Sapphire e Pokémon Emerald expandiram o universo para outro continente, Hoenn, com 135 novas espécies. Foram incluídas mudanças importantes para os estrategistas, como os fatores Personalidade (favorece o crescimento de determinadas características) e Habilidade (atributo que garante certas capacidades especiais em batalha).

Os jogos desta geração foram considerados uma ruptura na série, pois eram exclusivos do Game Boy Advance e não podiam realizar trocar com os games anteriores. O uso do relógio interno também foi diminuído em relação a Gold & Silver.

No entanto, a Nintendo voltou às origens e trouxe de volta os monstrinhos clássicos com Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen, novas versões dos primeiros títulos. Além de todos os ginásios, os remakes tinham como localização extra as ilhas Sevii, onde algumas espécies de Johto podiam ser capturadas.

Número de Pokémons: 386
Iniciais: Treecko (planta), Mudkip (água), Torchic (fogo)
Lendários: Groudon, Kyogre, Rayquaza, Latias, Latios, Regice, Registeel, Regirock, Jirachi, Deoxys

Quarta geração (2006)

Pokémon Diamond, Pokémon Pearl e Pokémon Platinum trouxeram como maior novidade um mundo com gráficos 3D, diferentes dos prédios chapados das versões anteriores. Voltou também o sistema de horários, com eventos diferentes acontecendo em determinados períodos.

Nas batalhas, uma novidade importante é a diferenciação entre ataques físicos e especiais. Antes, eles eram definidos pelo tipo (todo golpe do tipo lutador era físico, enquanto todo movimento elétrico era especial, por exemplo), mas a quarta geração trouxe identificações individuais para cada ataque.

Além dos 107 novos pokémons que circulavam pela região de Sinnoh, os jogadores ganharam outro remake. Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver revisitaram Johto.

Número de pokémons: 493
Iniciais: Turtwig (planta), Piplup (água), Chimchar (fogo)
Lendários: Dialga, Palkia, Giratina, Azelf, Mesprit, Uxie, Cresselia, Darkrai, Manaphy, Phione, Heatran, Regigigas, Shaymin, Arceus

Quinta geração (2010)

A primeira diferença em relação às gerações anteriores foi a quantidade de jogos. O que sempre acontecia era o lançamento de dois deles e, algum tempo depois, um "superior". No entanto, Pokémon Black e Pokémon White foram seguidos por Pokémon Black 2 e Pokémon White 2. A região em que os games se passam, Unova, não é japonesa, mas inspirada em Nova York.

Além da grama alta em que pokémons podem ser encontrados, foi introduzida a grama escura, que dá a possibilidade de batalhas duplas contra monstrinhos selvagens. Foram criadas as batalhas triplas - três contra três - e as batalhas rotativas, em que o jogador escolhe qual criatura fica na linha de frente.

Uma das novidades solucionou a "dúvida" de vários jogadores. O golpe Curse, que apareceu na segunda geração, sempre foi do tipo "???". No entanto, os jogos mais recentes o transformaram em tipo fantasma - apagando de vez o tipo "???".

Número de pokémons: 649
Iniciais: Snivy (planta), Oshawott (água), Tepig (fogo)
Lendários: Reshiram, Zekrom, Kyurem, Victini, Cobalion, Terrakion, Virizion, Keldeo, Tornadus, Thundrus, Landorus, Meloetta, Genesect

Sexta geração (2013)

Pokémon X e Pokémon Y, primeiros games da franquia para Nintendo 3DS, já se diferenciam do resto na data de lançamento. Até a geração anterior, os jogos eram lançados primeiro no Japão, mas desta vez todas as versões chegaram às lojas em 12 de outubro.

Uma novidade que promete aumentar a complexidade das batalhas são as megaevoluções. Ao segurar um item chamado Mega Stone, o pokémon sofre uma evolução que dura apenas durante aquela luta. Alguns até mudam de tipo, como Charizard, que normalmente é tipo fogo/voador e, ao segurar o item Charizardite X, se transforma em fogo/dragão. Outros que passam por esta transformação são Mewtwo, Venusaur, Blastoise, Blaziken, Absol e Lucario.

Número de pokémons: 721
Iniciais: Chespin (planta), Froakie (água), Fennekin (fogo)
Lendários: Xerneas, Yvetal e outros desconhecidos