Como notado por fãs no fórum ResetEra, a Ubisoft modificou o termo usado para se referir ao personagem Yasuke em Assassin's Creed Shadows, ao menos no Japão.
As páginas japonesas do jogo, como em redes sociais e no Steam, deixaram de chamar Yasuke de Samurai e passaram a se referir a ele como "Ikki Tousen" (一騎当千), algo como "guerreiro que lida com vários inimigos". O termo também é usado para descrever homens de grande nobreza ou extremamente fortes, como um título de alta qualidade.
Algumas páginas , contudo, mantém o termo 侍, Samurai, como é o caso da página do jogo na PlayStation Store, que também não teve sua data de lançamento atualizada e ainda consta 13 de fevereiro - o jogo foi adiado para 20 de março. O mais provável é que ela seja atualizada em breve.
O personagem de Yasuke, um homem negro no Japão antigo, tem base histórica. Porém, sua revelação veio acompanhada de reclamações por uma parcela do público, por conta de sua apresentação como um Samurai. Supostamente, fãs japoneses também reclamaram da situação, mas isso nunca foi comprovado.
Shadows finalmente leva Assassin's Creed para o Japão feudal, um dos cenários mais pedidos pelos fãs da franquia desde que ela passou a se aventurar em países e culturas cada vez mais diferentes. Anunciado ainda em 2024, o título estava prometido para 12 de novembro daquele ano.
Em setembro, entretanto, após alguns rumores apontarem para cancelamentos de previews, o jogo foi adiado para 14 de fevereiro. Agora, sem muito burbuinho prévio, Shadows sofreu novo adiamento.