Aviso: Esta entrevista contém spoilers de Avowed.
Avowed já está disponível para Xbox Series e PC e traz algumas decisões impactantes em relação à maneira como você explora o mundo - em especial, depois que a aventura termina em algum de seus vários finais.
O Omelete teve a oportunidade de jogar o game antecipadamente - você pode conferir nosso review clicando aqui - mas também fomos convidados a conversar com Carrie Patel, diretora de Avowed, e David Cipriano, diretor executivo de criação da Skylight Collective.
De início, questionamos sobre o processo de criação para o conceito visual de Avowed, com cores vibrantes e uma natureza tão viva e presente no mundo:
“Eles [designers] estavam procurando algo evocativo, para garantir que todos os temas do jogo aparecem, como os companheiros e o flagelo dos sonhos [...] A primeira rodada de ideias tinha 20 obras de arte diferentes [...] e todas eram muito boas, mas havia algo nessa imagem que tocava a todos nós que estávamos olhando para ela”, disse Cipriano.
Durante a gameplay, escolhas precisam ser feitas e algumas podem levar a uma destruição do mundo. Por isso, perguntamos sobre como ver todo esse mundo vivo acabar em chamas:
“Uma coisa que eu realmente gosto em muitas das histórias que contamos na Obsidian em nossos jogos é que há muitas nuances e complexidades. Este não é um jogo em que há um caminho bom ou um caminho ruim. Há situações no jogo em que não é possível fazer uma escolha que não vá perturbar, ofender ou incomodar alguém. E não se trata desses personagens serem bons ou maus, mas sim dessas situações serem complexas e desses personagens terem maneiras diferentes de encarar as situações”, expressou Patel.
A decisão pode ser um tanto controversa, especialmente levando em conta a impossibilidade de continuar explorando o mundo após terminar o jogo. Patel conta por que o time decidiu por esse desfecho: “Vamos fazer nossas escolhas finais aqui e depois veremos o que isso significa para o mundo. Para nós, isso significou criar um tipo de final de jogo muito reativo e rico, no qual os jogadores pudessem jogar e também ver essas escolhas e consequências", explica.
Ela também espera que isso motive os jogadores a tentar jogar o game por completo mais de uma vez. "Eu espero que os jogadores, se tiverem tido uma experiência rica e atenciosa quanto a que eu espero, possam voltar ao jogo, jogar novamente e fazer escolhas diferentes e ver como as coisas se desenrolam", pondera.
Quando questionados sobre o que mais gostaram em Avowed, as respostas foram diferentes. David elogiou a arte enquanto Patel comentou sobre o mundo: “Há uma forma ou silhueta icônica para chamar a atenção, mas, quando você olha mais de perto, há muitos detalhes para analisar e extrair, e você verá todos os pequenos detalhes do jogo."
Já Patel exaltou a chance de encontrar coisas novas a cada aventura. "Acho que isso capta muito da riqueza e da profundidade que gostamos de criar com nosso mundo e também com nossas histórias”.
Falando sobre o futuro de Avowed, a diretora comentou que estão focados em consertar bugs e corrigir problemas à medida que eles surgem - como por exemplo o patch de mais de 70GB que foi lançado.
Avowed está disponível para PC e Xbox Series X/S.