Dragon Age: The Veilguard chegou ao PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC neste 31 de outubro, e como esperado de um RPG da BioWare, é possível obter vários finais diferentes no game. Decisões de história e até mesmo o tempo gasto com seus companheiros de equipe fazem diferença para o desfecho da aventura.
O jogador controla Rook, personagem customizável que foi recrutado por Varric, velho conhecido de Dragon Age: Inquisition, para impedir os planos malignos de Solas, outro personagem do último game.
- Dragon Age: The Veilguard está no Xbox Game Pass? Entenda
- Review: Dragon Age: The Veilguard marca reinício para BioWare
Muita coisa se desenrola a partir daí, e o jogador enfrentará forças bem maiores do que está esperando ao longo da campanha. O encerramento varia bastante, e é totalmente dependente de algumas escolhas.
Cuidado com spoilers!
Dragon Age: The Veilguard tem sete companions disponíveis, e o destino de cada um deles é variável. Claro, existe a possibilidade de (quase) todos sobreviverem ou morrerem no fim da história, assim como os líderes de cada facção, e o próprio Rook também pode encontrar seu fim quando os créditos sobem, mas há alguma lógica para como tudo isso funciona. São três pontos principais:
- Terminar a história de cada um de seus companions é essencial para que todos eles atinjam o status de Heróis da Veilguard e sobrevivam
- Conseguir boa relação com todas as facções do jogo
- Definir corretamente quais companions cumprirão determinadas funções no último arco do jogo
Melhor final possível - (quase) todos sobrevivem:
Ainda no capítulo 6 do game, o jogador terá de escolher entre salvar Minrathous, de Neve, ou Treviso, de Lucanis, do ataque de um dragão. Para conseguir o melhor final, é obrigatório ajudar Neve, pois a progressão com a facção de Minrathous fica travada caso o jogador escolha salvar Treviso.
No restante dos capítulos, antes de iniciar o arco final, é preciso elevar os laços com as facções ao máximo, assim como finalizar a história de seus companions e fazer com que eles se tornem Heróis da Veilguard.
Ou seja, fazer praticamente todas as sidequests do game é essencial, e vender seus itens valiosos para aumentar ainda mais seu nível de relacionamento com as facções.
A partir do Capítulo 12, há algumas decisões a serem tomadas para conquistar o "good ending":
- Harding ou Davrin podem ser escolhidos para liderar o esquadrão de distração. O companion escolhido para essa tarefa SEMPRE irá morrer. Não há como terminar o game com os sete sobreviventes.
- Tanto Bellara quanto Neve podem ser escolhidas para derrubar os portões
- Escolha Harding e Neve para te acompanhar na próxima missão
No Capítulo 13:
- Escolha Taash quando precisar decidir quem é melhor protegendo os outros
- Lucanis deve ser o escolhido para enfrentar magos
- Harding é a escolhida para enfrentar grandes inimigos
- Faça o objetivo opcional de honrar os guerreiros caídos
No Capítulo 14:
- Taash é escolhide para a linha de frente
- Harding e Neve devem te acompahar na missão
- Após terminar a última luta, escolha os diálogos "Vamos tentar fazer isso do seu jeito" e, em seguida, "Queria que as coisas fossem diferentes"
Como pegar o pior final:
Basicamente, termine a campanha sem evoluir seus laços além de uma estrela. Não finalize a história de seus companions e escolha as opções erradas na hora de direcioná-los para as missões.
Entre isso e o melhor final possível, há muitas variações de quem sobrevive ou não. Tudo depende de quão evoluídos estão seus companions, assim como o próprio Rook.
Final Secreto com cutscene extra:
É necessário cumprir a sidequest Arrependimentos do Lobo Temido, coletando todas as estátuas de lobo espalhados pelo mapa do game. Em seguida, encontre o primeiro Círculo Misterioso na Floresta de Arlathan após ativar todos os cristais que estão na ilha.
O segundo Círculo Misterioso está em Necropolis, e é necessário ter conquistado o troféu The Unbound. Você pode encontrá-lo na sala em que enfrentou o dragão The Formless One.
O último Círculo fica nas Crossroads: depois de terminar a sidequest The Heart of Corruption, vá à sala onde você enfrentou o Revenant Dragon.
Depois de todo esse processo, você desbloqueará uma cutscene extra ao terminar o game.
Final romântico de Solas:
Solas e a Inquisidora podem protagonizar um romance ao fim do game. É necessário manter essa possibilidade aberta ao conversar com ela antes de iniciar a sequência final do game, assim como coletar todas as memórias de Solas e receber a essência de Mythal na Encruzilhada.