QUEM É LARA CROFT

Sem receio da obviedade, é preciso afirmar que Lara Croft é a heroína mais icônica da história dos jogos eletrônicos. Verdadeira realeza – Miss Croft é condessa – e musa, Lara é uma jovem arqueóloga, atlética, nobre e adoravelmente imponderada. Sua busca incansável por artefatos levam a aventureira a se embrenhar por terras enigmáticas e explorar cenários desafiadores, como tumbas e ruínas. Quem não gostaria de controlar um personagem assim? Mais do que isto, há poucas meninas que não deixariam um pouco as suas vidas de lado para encarnar Lara em alguma das suas aventuras.

Lara Croft

Lara Croft, por pouco, não se chamou Laura Cruise. Como a personagem é britânica, o “Cruise” do sobrenome não fazia muito sentido de qualquer forma. E “Laura” ganharia a mesma tônica que “Lara”. Assim, os desenvolvedores optaram por um nome um tanto mais nobre. Além do nome, a personagem já mudou um pouco de tudo: de roupas, de passado e até de volume - em especial o tamanho de seu busto – mas, diferente da geração silicone, Lara reduziu suas medidas. Porém, em meio a todos os altos, baixos e brigas com dinossauros, ela manteve-se sempre fiel ao seu princípio de origem: um tipo curvilíneo de Indiana Jones, com mais habilidade acrobática e um apreço pelo inusitado. Mais importante: Croft foi lavrada aos poucos, cada título adicionava não somente uma nova façanha, mas particularidades de personalidade e trechos de história pessoal.

Lara é uma heroína praticamente perfeita: confiante e independente, raramente demonstra fraqueza ou medo, ainda mais em situações letais. Ela também é representada como uma moça que tem uma queda por armadilhas antigas e perigosas. E, apesar do físico invejável, Croft não é a típica loira de olhos azuis, mas morena, de olhos e cabelos castanhos (muitas vezes presos em um prático rabo-de-cavalo ou uma trança, demonstrando sua falta de preocupação com o visual, ainda que linda).

Para ajudar a compor a personagem, um figurino acertado – a vestimenta de Lara é quase tão famosa quanto ela mesma: uma camisa regata feita de látex azul ou esverdeada, shortinho marrom ou cáqui, botas de escalada e meias brancas. Claro, isso sem contar as luvas sem dedos, um cinto, dois coldres nas coxas e uma mochila. Pode parecer um figurino extremamente simples, mas é isto que a fez despontar. O grande objetivo era não pecar pelos excessos, para que Lara não pudesse ser categorizada em um arquétipo feminino ingênuo, nervoso ou sexy demais, logo de cara.

Afinal, a heroína tem que ter espaço para as acrobacias, para diálogos mais interessantes e conforto para enfiar os pés na lama – literalmente. O que pode soar contrastante, e muito, com sua origem nobre – o que nos traz a um traço bem interessante do anti-herói: a possibilidade de “quebrar todas as regras”. Assim como Indiana Jones e seu chapéu Fedora e chicote, as roupas de Lara podem variar em algumas poucas fases, mas é a combinação de roupas de exploração, armas na mão e cabelos presos que a tornou um ídolo.

Lara Croft

DADOS DE LARA CROFT

Ficha de Personagem
Nome: Lara Croft
Título: Codessa de Abbingdon
Nascimento: 14 de Fevereiro de 1968
Signo: Aquário
Nacionalidade: Britânica
Pais: Lorde Henshingly Croft; Amelia Croft, Condessa de Abbingdon
Residência: Mansão Croft, Buckinghamshire
Estado Civil: Solteira
Tipo Sanguíneo: AB-
Altura: 1,75
Cabelos: Castanhos
Olhos: Castanhos

Lara Croft

Extras
Educação: Colégio infantil (3 – 11 anos) Colégio Wimbledon para garotas (11 – 16 anos) Internato de Gordonstoun (16 –18 anos) Faculdade na Suíça (18 – 21 anos).
Esportes: Tiro ao alvo, escalada
Profissão: Escritora de livros de viagem (até Legend) ou arqueóloga (pós Legend)
Filmes favoritos: Amargo Pesadelo; Aguire, A Cólera dos Deuses
Música favorita: Clássica. Às vezes escuta U2 ou Nine Inch Nails
Prato favorito: Feijões com torradas, culinária bem britânica.
Medos: Talvez sua tia Corgi e seus cães dobbermann, e somente isto

A HISTÓRIA DE TOMB RAIDER

Lara Croft já teve duas biografias: uma até o lançamento de Legend, e outra, atualizada. Aqui, vamos com a mais recente:

A família Croft sempre viveu em abonança em uma mansão nos arredores de Surrey, Inglaterra. Em 1547, os Croft ganharam um título de nobreza pelas mãos do rei Edward VI e Lady Lara é a única membro da décima primeira geração de condessas de sua família. A heroína nasceu no hospital de Surrey´s Parkside, filha de Lady Amelia Croft e do arqueólogo Lord Richard Croft.

Lara CroftQuando pequena, recebeu a melhor educação possível – dos três aos seis anos, ela frequentou a escola Abbingdon Girls School, onde ficou claro que Lara tinha um pé na genialidade. Mas foi com tenros nove anos que sua vida tomou uma guinada de gosto trágico. Durante uma viagem para o Himalaia, o avião passa por problemas e Lara é a única sobrevivente do voo, cujo manifesto de passageiros incluía a sua mãe.

O mais impressionante, no entanto, foi que a pequena Lady Croft sobreviveu sozinha em uma viagem de dez dias para escapar as formações rochosas do Himalaia, considerado um dos ambientes mais hostis do mundo. Lara chegou a um bar na cidade de Katmandu, onde conseguiu ligar para o pai. Por muitos anos, Lara não deixou mais a presença do pai, o que levava a garota a viajar para localidades arqueológicas em família. Por conta de todo o tempo passado entre uma viagem e outro, a menina acabou terminando sua formação por meio de tutores privados. Claro, além dos tópicos comuns de uma educação mais formal, Lara também se tornou um tipo de pupila de seu pai.

Aos quinze, o pai de Lara sumiu durante um trabalho no Camboja. Ela, e as autoridades responsáveis, investigaram o caso, somente para descobrir restos mortais que não podiam ser legalmente identificados. Por consequência, o título de nobreza dos Croft passou para Lord Errol Croft, o tio de Lara. A garota não descansou até conseguir que a justiça passasse o título novamente para as suas mãos, mas, claro, depois de uma custosa batalha que dividiu toda a família.

Lara CroftMiss Croft, como era previsto, decide seguir os passos do pai em sua carreira, e começa com o pé direito. Ela descobre 15 sítios arqueológicos de grande importância, que nunca haviam aparecido em nenhum outro texto da área. Porém, ao contrário de outros profissionais notáveis, os métodos de Lara são questionados por oficiais do governo, que já a chamaram de irresponsável a arrogante. Outros estudiosos afirmam que os métodos brutos de Lara e sua falta de documentação faz mais mal ao sítios que percorre do que mostra um avanço da arqueologia. Os mais maldosos chegam a sustentar que Croft furta itens importantes dos locais antes que outros arqueólogos possam ter a chance de vê-los e que ela não passa de uma supervalorizada caçadora de tesouros.

Os tabloides babam como cães raivosos a cada nova “testemunha” contra Lara, mas, a verdade, é que ela é uma mulher que sabe manter sua privacidade. Ela nunca deu uma entrevista sequer ou comentou publicamente os rumores associados ao seu trabalho. Talvez esta falta de informação seja o que leva à existência de um sem números de bibliografias não autorizadas de Lady Croft. Muitos deles corroboram que Lara fez feitos incríveis, como descobrir dinossauros vivos no Congo ou infiltrar-se na famosa base secreta do governo norte-americano, a Area 51. A resposta oficial de Lara é que “estes livros são uma desgraça e obras totalmente terríveis de ficção”. Claro...

Lara Croft

O criador de Tomb Raider

Toby Gard, o homem por trás de Lara Croft, pode parecer peculiar para uma fatia masculina da população que transborda testosterona; afinal, ele queria uma protagonista bela, claro, mas nunca apreciou a exploração em cima da figura de uma "sex symbol". Para ele, Lara é uma aventureira, antes de tudo.

Tanto que, depois de criar o conceito do personagem e da série Tomb Raider, Gard não ficou nem um pouco feliz com o modo que Lara foi vendida em Tomb Raider II, a ponto de deixar o estúdio. A volta para o mundo de Miss Croft aconteceu lentamente para Gard. Apesar de ter dirigido Tomb Raider para Xbox, Toby foi contratado somente como um consultor para Tomb Raider: Legend.

No próximo game da série, Anniversary, ele tomaria as rédeas novamente como designer do título. Mas somente em Underworld, seu talento como roteirista foi apreciado, quando recebeu uma indicação para o WGA (o prestigioso Writers Guild of America), na categoria videogame. Basta notar que a diminuição dos “atributos físicos” da personagem acontece com a volta gradual de seu criador.

Toby Ward citou em diversas entrevistas que criou Lara Croft "para ser um tipo de Indiana Jones mulher. Na época, todos os protagonistas eram homens de queijo quadrado e olhos azuis. E a maioria das mulheres era do tipo vadia ou dominadoras... Lara é forte e sexy por conta das suas habilidades e não do seu corpo. Ela é misteriosa, até perigosa".

LINHA DO TEMPO - LARA CROFT: TOMB RAIDER

1996 - Tomb Raider

Tomb Raider, disponível para PCs, Mac, Saturn, PlayStation, PDA e Nokia N-Gage. O primeiro game da franquia impressionou pelos gráficos e pela jogabilidade acrobática de Lara. A história narrava uma expedição em que a protagonista buscava um artefato misterioso a pedido de uma executiva, Jacqueline Natla.

Lugares fantásticos
The Lost Valley, no Peru; Tumba de Tihocan, na Grécia; Cidade de Khamoon, no Egito; Lendária cidade subaquática Atlântida

Artefatos
Atlantean Scion, Golden Idol, Eye of Horus, Seal of Anubis, Scarab, Ankh

Vilão
Jacqueline Natla, que contrata a heroína para encontrar um artefato, mas é, na verdade, uma das atlantes.

Modelo
Nathalie Cook

1997 - Tomb Raider II

Tomb Raider - Unfinished Business, expansão do primeiro jogo.

Tomb Raider II, disponível para PlayStation, PCs, Mac, PlayStation Network. A trama é envolvida por uma adaga poderosa, que poderia transformar seu usuário em um dragão, chamada Dagger of Xian. Lara não deve permitir que seu poder seja utilizado por pessoas menos merecedoras.

Primeira aparição de Lara nos quadrinhos, que ocorreu na série Witchblade. A personagem seria vista em alguma edições até ganhar sua própria adaptação nas graphic novels.

Lugares fantásticos
As Grandes Muralhas da China; Opera House, em Veneza; Ice Palace, no Tibete; Temple of Xian, na China

Artefatos
Dagger of Xian, Seraph, Talion, Mask of Tornarsuk (na expansão)

Vilão
Marco Bartoli, líder do culto Fiamma Nera, que tenta localizar a Dagger of Xian para se tornar um dragão.

Atriz
A primeira atriz a dar voz e emprestar o corpo a Lara foi Shelley Blond.

Modelo
Rhona Mitra e Vanessa Demouy (que foi contratada somente para um ensaio fotográfico)

1998 - Tomb Raider III

Tomb Raider III, disponível para PlayStation, PCs, PlayStation Network. Quando o Dr. Mark Willard começa a escavar o local da queda de um meteoro milhões de anos atrás, estátuas Rapanui. Lara, claro, encontra-se em meio de um jogo de poderes.

Lugares fantásticos
Temple Ruins, na Índia; Crash Site, ao sul do Pacífico; Area 51, em Nevada; Lost City of Tinnos, na Antártica

Artefatos
Infada Stone, Eye of Isis, Ora Dagger, Element 115

Vilão
Sophia Leigh, uma executiva que carrega o artefato Eye of Isis consigo,e é, aparentemente, imortal e imune a balas.

Atriz
Judith Gibbins

Modelo
Nell McAndrew

1999 - Tomb Raider: The Last Revelation

Tomb Raider: The Last Revelation, disponível para Dreamcast, PlayStation, PCs, Mac, e PlayStation Network. O jogo mostra Lara jovem, com 16 anos, e apresenta seu professor de arqueologia, Von Croy, que comenta sobre o artefato de Íris. A protagonista, já adulta, deve desvendar uma guerra antiga entre os deuses egípcios.

Tomb Raider: Toutes Les Musiques, CD com a trilha sonora da série.

Série de quadrinhos de Tomb Raider e Lara Croft, roteirizada inicialmente por Dan Jurgens e com artes de Andy Park e Jon Sibal. Os acontecimentos das HQs não eram relacionados com os dos jogos, até a chegada de Angel of Darkness.

Lugares fantásticos
Temple Of Karnak, em Karnak; Pharos, Temple Of Isis, em Alexandria; City Of The Dead, no Cairo; As pirâmides de Gizé

Artefatos
Amulet of Horus, Armour of Horus, Iris, Ra Cartouche, Ba Cartouche, Golden Serpent, Golden Vraeus, Guardian Key, Hand of Orion, Canopic Jar, Scarab Talisman, Senet Rules, Sun Goddess, Timeless Sand, Pharos Pillar, Pharos Knot, Poseidon Tridents

Vilão
Werner Von Croy, ex-mentor de Lara, que busca vingança por ter sido abandonado no Cambodja, e está possuído por uma divindade.

Atriz
Judith Gibbins

Modelo
Lara Weller

2000 - Tomb Raider Chronicles

Tomb Raider Chronicles, disponível para Dreamcast, PlayStation, PCs e Mac. O jogo se passa dias após os eventos de The Last Revelation, e acredita-se que Lara está morta. Durante seu funeral e na mansão da família, amigos relembram antigas aventuras da personagem, e estas são as fases do game, divididas em Roma, uma base russa, a Black Isle, e VCI Headquarters, em Nova York.

Tomb Raider, lançado para Game Boy Color, que conta com uma nova história para a musa, focada na lenda da Nightmare Stone. Lara passeia por locações na América do Sul, incluindo um templo na Amazônia.

Lugares fantásticos
Coliseu, em Roma, Sinking Submarine, na fase da Rússia; Labyrinth, em Black Isle; 13th Floor, em Nova York

Artefatos
Philosopher's Stone, Spear of Destiny, Bestiary, Iris, Garden Key, God Stones, Gemstone, Golden Coin, Demon's Heart, Iron Clapper, Bone Dust, Silver Coin

Vilão
Como se tratam de várias memórias, o título não apresenta um único vilão, mas mostra personagens novos e outros já conhecidos do público. Entre os malfeitores estão Vladimir Kaleta, Pierre Dupont e Sergei Mikhailov.

Atriz
Jonell Eliott

Modelo
Lucy Clarkson

2001 - Tomb Raider: Curse the Sword

Tomb Raider: Curse of the Sword, game para o Game Boy Color, que contempla os temas de magia negra e sacrifícios humanos. O título apresenta Madame Paveau, uma maga de Nova Orleans, que quer transferir sua consciência para o corpo de Lara.

Lara Croft: Tomb Raider, filme protagonizado por Angelina Jolie, em que a protagonista deve buscar a relíquia Triângulo de Luz, que tem o poder de alterar espaço e tempo. Na trama, a sociedade secreta Iluminati tem suas próprias razões para encontrar o artefato.

2002 - Tomb Raider: The Prophecy

Tomb Raider: The Prophecy, exclusivo do Game Boy Advanced, tem narrativa focada em uma profecia escrita no Tome of Ezekiel, que comenta sobre três pedras mágicas. Lara deve encontrá-las antes do culto Teg-du-Bhorez.

2003 - Tomb Raider: The Angel of Darkness

Tomb Raider: The Angel of Darkness, disponível para PS2, PCs e Mac. Por conta de uma série de assassinatos, Lara é colocada frente a frente com o Alchemist e sua aliança que querem redescobrir as obras de arte Obscura Paintings. A protagonista é acusada de assassinar seu mentor e deve escapar da polícia, enquanto busca vingança contra o verdadeiro vilão. A trilha sonora foi divulgada juntamente com uma edição de colecionador.

Tomb Raider: The Osiris Codex, para celulares.

Lara Croft Tomb Raider: The Amulet of Power, primeiro livro da série escrito por Mike Resnick, que conta os eventos entre os jogos The Last Revelation e Angel of Darkness. Lara deve escapar uma tumba egípcia e encontrar um poderoso talismã.

Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida, segundo filme protagonizado por Jolie, onde bandidos e aliados devem buscar a mitológica Caixa de Pandora.

Lugares fantásticos
The Serpent Rouge Tomb Of Ancients; The Sanctuary Of Flame; Louvre Galleries, na França; The Sanitarium; The Vault of Trophies, em Praga

Artefatos
Obscura Paintings, The Sanglyph, Periapt Shards, Obscura Engravings, Jackal Walking Stick

Vilão
Pieter Van Eckhardt, um alquimista negro, contratado por Werner para descobrir as Obscura Paintings. Também vale listar outro membro do The Cabal: Joachim Karel.

Atriz
Jonell Eliott

Modelo
Jill de Jong

2004 - Tomb Raider The Quest for Cinnabar / Elixir of Life

Foram lançados dois games para celulares: Tomb Raider: The Quest for Cinnabar, cujo roteiro comenta sobre alquimia chinesa; e Tomb Raider: Elixir of Life, em que Lara suspeita que alguém tenta criar o Elixir da Vida.

Lara Croft: Tomb Raider: The Lost Cult, livro escrito por E. E. Knight. Sua história explica detalhes do culto Méne, que pode controlar a mente de outras pessoas, e um dos seus membros é um dos antigos amigos da personagem.

2005 - Lara Croft Tomb Raider: The Man of Bronze

Lara Croft Tomb Raider: The Man of Bronze, livro que conta a história de um androide de bronze com poderes incríveis, mas que tem uma das pernas faltando. Na narrativa, escrita por James Alan Gardner, Lara visita o Rio de Janeiro.

2006 - Tomb Raider Legend

Tomb Raider: Legend, disponível para PCs, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable, GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, Xbox, Xbox 360 e celulares. O jogo abre com Lara ainda criança e aprofunda o passado da heroína. Depois, Lara parte em busca de artefatos relacionados com a lenda do rei Arthur.

Tomb Raider: Puzzle Paradox, jogo para celulares que usa de quebra-cabeças e mesmo universo de Legend para atrair novos tipos de jogadores.

Lugares fantásticos
Ruínas de Tiwanaku, Bolivia; Waseda University, em Tóquio; Laboratório soviético, no Cazaquistão; Cornwall, Grã-Bretanha; Nepal

Artefatos
Excalibur, Ghalali Key, Lancelot's Shield

Vilão
Amanda Evert, que, cheia de ódio por conta da morte de seu amante, une-se a uma entidade desconhecida.

Atriz
Keeley Hawes

Modelo
Karima Adebibe

2007 - Tomb Raider: Anniversary

Tomb Raider: Anniversary, disponível para PCs, PlayStation 2, PSP, Xbox 360, Wii, Mac OS X e PlayStation 3. O game conta os mesmos eventos do primeiro jogo da franquia, com poucas mudanças. Apesar de premissa e vilão continuarem os mesmos, há novos artefatos

Tomb Raider: Anniversary ganhou um CD com a trilha sonora no título

Re\Visioned: Tomb Raider Animated Series é uma coleção de dez curtas animados, lançados via website. Cos episódios contam com uma visão recriada de Lara e suas origens, e têm artistas de quadrinhos, animadores e escritores como Jim Lee, Warren Ellis, e Peter Chung como seus criadores. A atriz Minnie Driver empresa sua voz à musa durante os curtas.

Artefatos
Scion, Killer Whale Bottle, Kero Mug, Athenian Owl Figurine, Griffin-Head Protome, Mummified Cat, Horus Idol, Chalice of Torment, Torc of Embitterment

2008 - Tomb Raider: Underworld

Tomb Raider: Underworld, disponível Mac OS X, PCs, celulares, N-Gage, Nintendo DS, PlayStation 3, PlayStation 2, Wii e Xbox 360. Sequência direta de Legend, o jogo mostra Lara em busca de sua mãe e da cidade mitológica de Avalon. Contudo, a protagonista encontra Niflheim, um dos mundos mundos da mitologia nórdica. A partir daí, o título foca-se em contos nórdicos.

Lugares fantásticos
Niflheim, The Ancient World, Tailândia; The Midgard Serpent e Land of the Dead, México; Valhalla; Helheim e Yggdrasil, no Oceano Ártico

Artefatos
Thor's Hammer, Thor's Belt, Thor's Gauntlets, Wraith Stone, Thrall artifact

Vilão
O título contém três grandes vilões, dois já conhecidos do público: Amanda Evert e Jacqueline Natla. Além de uma reconstrução de Lara, seu duplo, criado por Natla, e um oponente surpresa.

Atriz
Alison Carroll

Modelo
Alison Carroll

2010 - Lara Croft and the Guardian of Light

Lara Croft and the Guardian of Light, disponível para BlackBerry PlayBook Cloud, iOS, Android, Steam, PSN, XBLA. O game conta com Lara e Totec, o líder do Army of Light (exército da luz), contra um espírito antigo chamado Xolotl.

AS MULHERES DOS GAMES ANTES DE LARA

Tomb Raider chegou às prateleiras em 1996, e, se você considerar os lançamentos em games até o ano anterior ao seu lançamento, Toby Gard não está completamente correto em dizer que não existiam protagonistas femininas complexas. Existiam, sim, ótimos exemplos de aventureiras femininas, ainda que poucas. Conheça as mulheres mais legais dos games do início da década de 1990 até 1996:

Zelda

Princesa Zelda - The Legend of Zelda: A Link to the Past - 1991

A própria Zelda ainda não era uma personagem tão complexa e continuava lá, apenas para ser resgatada por Link. Sonic ainda nem tinha uma namorada, em game lançado no mesmo ano.

Peach

Princesa Peach - Super Mario Kart - 1992

Peach já podia colocar a mão na massa e dirigir em Mario Kart. Ela é adorável, todos sabemos, mas ainda iria demorar para que protagonizasse seu próprio game – o que aconteceu somente para o portátil Nintendo DS.

Laverne

Laverne - Maniac Mansion: The Day of the Tentacle - 1993

Laverne, de The Day of the Tentacle é simplesmente genial. Mesmo que não fosse uma protagonista, ela ganharia um Oscar pela sua atuação como atriz coadjuvante em qualquer ano da premiação.

Samus

Samus - Super Metroid - 1994

Todo mundo já sabia que Samus, de Metroid, era uma mulher, então o game podia aumentar um pouco a parcela mais heroica e feminista da personagem. Samus é um dos exemplos de mulheres que venceram na indústria de jogos eletrônicos sem ficar às voltas com um apelo sexual mais masculinizado.

Terra

Terra - Final Fantasy III (FF VI no Japão) - 1995

Terra, a personagem principal de FFVI, foi quem causou o impacto no mercado em 1995, por ser lindamente bem escrita, forte, mágica e doce. Ela se tornou um referencial para games futuros, por tratar da contradição: Terra começa o game como uma garota mais ingênua e assustada, passa por uma transformação que lhe faz questionar se sua parcela humana pode realmente amar, e, finalmente, se torna a heroína arquetípica: cheia de bravura e vontade de lutar pelo bem.

Lucca

Marle, Ayla, Schala e Lucca - Chrono Trigger - 1995

Em Chrono Trigger, as personagens femininas são muito bem exploradas: Marle é uma princesa que não tem tanto apreço pela realeza – tanto que finge não fazer parte da monarquia quando sai às ruas. Ela figura como uma princesa rebelde, que não tem medo de enfrentar os perigos do mundo. Lucca é uma inventora genial, que resolve as demandas por meio de astúcia e inteligência, além de ganhar uma cena emocionante com a sua mãe. Ayla é chefe impetuosa e nobre de uma tribo antiga. E Schala sacrifica-se para salvar nossos heróis.

Jill

Jill Valentine - Resident Evil - 1996

No mesmo ano que Lara estreou nos games, outra personagem feminina interessante também decolou: Jill Valentine de Resident Evil. Mesmo que tenha Jill tenha conquistado uma fatia do coração dos gamers, foi Lara quem obteve a honra de se tornar a tal “musa dos games”