Estúdio de Disco Elysium cria primeiro sindicato dos games do Reino Unido
Sindicato planeja proteger os funcionários de demissões
O estúdio responsável por Disco Elysium, ZA/UM, revelou que estão formando o primeiro sindicato da indústria dos games no Reino Unido. Também foi revelado que o sindicato vale apenas para os funcionários no país, já que o estúdio possui escritórios em Portugal e na Finlândia.
A gerente de marketing do estúdio, Poppy Ingham, disse que o objetivo com o sindicato é "garantir um lugar na mesma durante as grandes reuniões de gerenciamento". Ela também comentou que os desenvolvedores do estúdio apreciam o local, e querem continuar trabalhando na ZA/UM.
Também foi dito por Ingham que ela quer que o estúdio seja "um projeto colaborativo entre os trabalhadores e a gerência". Embora o novo sindicato represente apenas funcionários do Reino Unido no momento, Ingham afirma que as reuniões são "completamente abertas" a funcionários de outras filiais da ZA/UM, e que esses funcionários podem "participar" das atividades da Aliança dos Trabalhadores.
De acordo com Ingham, a gerência da ZA/UM concordou em negociar e consultar a Aliança dos Trabalhadores sobre questões que "garantem a segurança geral e o cuidado dos funcionários", incluindo salários, férias e jornada de trabalho. Vale lembrar que recentemente, no começo de 2024, o estúdio sofreu com demissões e o cancelamento de um jogo não anunciado.
Vale lembrar que os criadores de Disco Elysium, Robert Kurvitz, Helen Hindpere e Aleksander Rostov, não fazem mais parte do estúdio.