FIFA World Cup 2014 tem poucas semelhanças com seu antecessor. Além da óbvia diferença na ambientação, os dois jogos têm uma diferença crucial: a velocidade. Enquanto o último jogo da Eletronic Arts prezava pela cadência e controle, o título da Copa do Mundo é focado na rapidez dos jogadores - a bola não está mais viva como antes, nem as colisões são tão importantes para a evolução da partida. Ainda que renegue parte da evolução da franquia, World Cup 2014 não soa como um atraso, mas um game mais simples e acessível que FIFA 14.

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De acordo com o produtor brasileiro do jogo, Gilliard Lopes, a intenção é essa: tornar o jogo mais fácil. "Já é uma tradição dos jogos da Copa do Mundo da EA trazerem uma jogabilidade mais ágil e de fácil acesso. Queremos que outras pessoas consigam jogá-lo sem problema". A opção de fazê-lo como um jogo exclusivo para Xbox 360 e PlayStation 3 é outro sinal disso. "Hoje, essas são as plataformas mais populares; é a nossa maior base de jogadores. Decidimos focar nisso para ter o jogo mais perfeito possível", comenta Gilliard. E apesar das mudanças, Lopes garante que a série continua sua busca pela simulação do futebol real. "O realismo da física é algo atrelado a FIFA, sempre buscamos isso ao longo dos anos e assim continuará", diz. Por outro lado, ele confirma que "várias mudanças de World Cup 2014 foram feitas de acordo com o retorno de jogadores de FIFA 14".

World Cup 2014 traz novas animações, um sistema de pênalti remodelado em que é possivel fazer graça com o goleiro e uma boa mudança na hora do cabeceio - pior quesito dos últimos FIFA. Agora é possível subir nas costas do adversário (sem fazer falta) para alcançar a bola. Essa possibilidade parece dar mais importância ao tempo de bola, pois quem for melhor na hora de apertar o botão terá a vantagem do apoio. Chutes de fora da área e jogadores ágeis também têm mais chances de sucesso. No fundo, a intenção da EA é lotar as partidas de World Cup 2014 de gols. As pequenas, mas efetivas alterações na jogabilidade parecem cumprir essa missão.

O clima de Copa

Do menu inicial ao fim das partidas, este prova ser o game mais colorido da série. As letras, as artes e todo o design do jogo segue o estilo oficial da competição de uma maneira que não atrapalha a navegação. Na verdade, pela quantidade de cores, World Cup 2014 parece mais intuitivo que FIFA 14 - uma pena, no entanto, que os menus continuem lentos. A justificativa de Gilliard é a qualidade das imagens e a quantidade de informação. "É complicado ter menus mais velozes que os nossos com a qualidade gráfica que proporcionamos. Esse jogo inclusive traz uma melhora significativa em relação a FIFA 14".

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Para dar o clima de Copa do Mundo ao game a EA repetiu a receita dos outros títulos de competições oficiais. Os técnicos dão instruções o campo, a torcida aparece com mais frequência - as vezes em seu país de origem, em frente a monumentos históricos como Cristo Redentor, Arco do Triunfo e outros. Há também novos modos de jogo, como o que deixa o jogador no papel do capitão da seleção escolhida, podendo classificar times que não estão na Copa real.

Ainda que por fora pareça um jogo novo, sempre há o receio de World Cup ser apenas um adendo a FIFA 14. Gilliard faz questão de frisar o contrário. "FIFA World Cup 2014 não é um DLC de FIFA 14", garante. "Todo o trabalho gráfico e a apresentação do game - algo que corresponde a quase 90% do desenvolvimento - foi refeito para entregar o jogo mais bonito da geração. Desafio alguém a achar um jogo do gênero tão bonito como esse". À primeira vista, o produtor parece estar certo. Resta esperar 15 de abril para descobrir.