Games

Lista

Janeiro tem remasters no Switch e jogos do PS5 no PC; veja lançamentos

Confira os principais lançamentos para Xbox, PC, Switch e PlayStation

Omelete
1 min de leitura
06.01.2025, às 18H18.
Atualizada em 06.01.2025, ÀS 18H59

Adeus ano velho, feliz GTA 6!

2024 acabou e por mais que muita gente reclame, foi um ano excelente pra quem gosta de video game, especialmente os fãs de RPGs japoneses: Final Fantasy, Persona, Metaphor, Like a Dragon… Tem coisa pra caramba, mas o grande vencedor do The Game Awards foi, vejam só, um jogo de plataforma que faz praticamente tudo certo.

Entramos em 2025 com um candidato claríssimo pra esse troféu: se GTA 6 realmente for lançado esse ano, são poucos nomes que podem brigar com ele pelo título absoluto de Jogo do Ano.

Mas até lá ainda tem muita água pra rolar: janeiro começa com um ritmo um pouco mais devagar, com várias versões novas de games que já estavam na rua há um tempo. Confira os principais lançamentos de janeiro de 2025 para PlayStationXboxNintendo Switch e PC.

Wuthering Waves | PS5 - 2 de janeiro

Logo depois do ano novo Wuthering Waves, um dos Genshin-likes que mais obtiveram sucesso recentemente, chega pela primeira vez a um console. O game só estava disponível para celulares e PC, mas vai chegar pra PlayStation 5 com visuais belíssimos e um grande mundo aberto.

A proposta é ser um RPG de ação com base em gachas — aqueles sorteios para definir quais personagens você vai conseguir recrutar. A história é ambientada em um futuro pós-apocalíptico, em que a humanidade quase foi extinta por um fenômeno chamado de Lamento, que ainda trouxe monstros para o mundo. Wuthering Waves mostra uma civilização já adaptada a essas mudanças, e o jogador acorda de um sono profundo, sem muitas memórias, em busca de explorar essa realidade.

Donkey Kong Country Returns HD | Switch - 16 de janeiro

Donkey Kong Country Returns vai ganhar o seu terceiro port em 16 de janeiro. Lançado originalmente no Wii, em 2010, o game da Nintendo foi lançado para 3DS em 2013, Wii U em 2015 e agora vem para o Switch, já no finalzinho da vida útil do console.

A promessa é de que os visuais vão estar retrabalhados, e que o game ainda vai trazer os cenários adicionais que estavam na versão de 3DS. No total, serão 80 níveis distribuídos em nove mundos diferentes.

Neste jogo de plataforma, é possível controlar tanto Donkey quanto Diddy Kong, que terão de superar os inúmeros obstáculos da DK Island para conseguir recuperar seu tesouro de bananas, que foi parar nas mãos do temível povo Tiki Tak.

Dynasty Warriors: Origins | PC, PS5, XS - 17 de janeiro

Sete anos depois de Dynasty Warriors 9, a franquia está de volta com seu décimo título. Em Dynasty Warriors Origins, o jogador controla um guerreiro sem nome que terá de enfrentar exércitos enormes. Para isso, é necessário usar tanto suas capacidades de combate quanto criar alianças com outros combatentes.

A proposta é bastante intensa, e é conduzida por uma China ancestral em que os interesses de diferentes heróis começam a entrar em conflito.

O jogo pode ser um pouco diferente para quem não está acostumado com o gênero Musou, que propõe justamente essas batalhas contra hordas gigantescas de inimigos, e caso você não queira arriscar, dá pra sentir um gostinho desse combate na demo gratuita, que traz um confronto de um contra mil.

Tales of Graces f Remastered | PC, Switch, PS4/PS5, XOne/Series - 17 de janeiro

Lançado originalmente em 2009, Tales of Graces ganhará vida nova 15 anos depois, em seu segundo relançamento.

Caso você esteja se perguntando, o f minúsculo que vem depois do nome do jogo não é um erro de digitação: esse é o nome que foi dado para a versão de PlayStation 3 do RPG, que saiu originalmente para Wii.

A nova edição traz toda a história original de Asbel, assim como os conteúdos extras e DLCs lançados posteriormente. O remaster também terá melhorias gerais e contará com cenas inéditas, que ainda não haviam sido disponibilizadas fora do Japão.

Ender Magnolia: Bloom in the Mist | PC, Switch, PS4/5, XS - 22 de janeiro

Depois de alguns meses em acesso antecipado, a versão final do aclamado Ender Magnolia chega para praticamente todas as plataformas que ainda estão ativas no mercado. O game se passa décadas depois dos eventos de Ender Lilies, lançado em 2021 e também extremamente elogiado.

O reino conhecido como Land of Fumes está sendo ameaçado por Homunculi, seres artificiais que foram criados pela própria nação, mas acabaram saindo de controle e se voltando contra os próprios criadores.

A protagonista Lilac possui o poder de “salvar” um Homunculus, e acaba se aliando a eles enquanto descobre mais sobre a queda de seu reino. Em uma jornada de visuais incríveis, ela deve chegar à resposta para uma pergunta quase impossível: são os Homunculi ou os humanos que merecem ser salvos?

Final Fantasy VII Rebirth | PC - 23 de janeiro

Menos de um ano depois do lançamento no PlayStation 5, o segundo capítulo da história de Cloud e seus amigos chega para o PC. O game começa logo depois dos eventos de Final Fantasy VII Remake, com os protagonistas saindo de Midgar e partindo para explorar o mundo

E que mundo: Rebirth foi tanto elogiado quanto criticado pela quantidade absurda de conteúdo que trouxe. O game é extremamente povoado por sidequests e outras atividades paralelas, sem falar nos inúmeros minigames, mas o grande atrativo é a versão revitalizada do enredo.

O novo Final Fantasy VII toma algumas liberdades para mudar um pouco a história que conhecemos, e eu garanto que vale a pena jogar para tirar suas próprias conclusões.

Guilty Gear Strive | Switch - 23 de janeiro

Acho que ninguém vai negar que Guilty Gear tem um dos estilos gráficos mais legais dos videogames atualmente, e nada melhor do que Strive para mostrar isso: lançado originalmente em 2021, o jogo de luta finalmente está chegando ao Nintendo Switch.

O jogador é colocado em um confronto que determinará o destino do universo: a batalha final contra That Man, que pode ser traduzido literalmente como Aquele Cara, se aproxima enquanto Sol Badguy se prepara para o fim de sua jornada.

Contando com 28 personagens e netcode com suporte a rollback para partidas online, Guilty Gear Strive ainda traz uma trilha sonora incrível que vai embalar seus combates. E falando em jogo de luta…

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. | PC - 28 de janeiro

É isso mesmo, mais uma versão de Virtua Fighter 5 está vindo aí: já é a sexta vez que o game de luta é lançado com algum tempero diferente, mas pelo menos REVO chega com a celebração de que um título inteiramente novo da série está sendo desenvolvido.

REVO nada mais é do que um port de Ultimate Showdown, o lançamento mais recente da franquia, para computadores. Essa nova edição traz suporte para gráficos em 4K, um netcode com suporte para rollback e algumas mudanças de balanceamento.

O jogo vai ter 19 personagens jogáveis e uma série de modos diferentes, como Arcade, Versus e as clássicas ranqueadas. Para quem quer aprender um pouco antes de se arriscar na selva online, ainda será possível assistir a lutas de alto nível com o modo espectador. Para quem quer aquecer antes do próximo Virtua Fighter inédito, essa é uma ótima opção.

Spider-Man 2 | PC - 30 de janeiro

Fechando o mês com mais um game que só estava no PlayStation 5 e vai chegar para computadores. Spider-Man 2 dobra a aposta do primeiro game, trazendo não só Peter Parker, mas também Miles Morales como protagonista da história.

O jogo marca a chegada dos simbiontes, e já sabemos o que isso significa: Venom é um dos grandes vilões na trama, que entrega uma versão aprofundada do combate ágil e satisfatório que já existia no primeiro jogo.

Claro, não tem como não falar da recriação digital quase perfeita de Manhattan: ainda é uma delícia se pendurar pelos prédios de Nova York, e mesmo com o Fast Travel desse game sendo excelente, ainda é mais legal usar suas teias para chegar em seu destino.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.