Logotipo do Nintendo Switch

Créditos da imagem: Divulgação/Nintendo

Games

Artigo

Nintendo Switch 2 | Tudo que sabemos sobre o console

Ainda há bastante mistério acima do novo aparelho, mas vazamentos já revelam muitas informações

Omelete
3 min de leitura
06.01.2025, às 13H17.

O Nintendo Switch 2 está cada vez mais perto de se tornar realidade. Com a chegada de 2025, supostas imagens do console já começam a aparecer pela internet, e o anúncio do aparelho pode acontecer a qualquer momento. Jogos, preço e data de lançamento ainda não estão confirmados, mas já é possível ter algumas ideias do que esperar para o futuro.

Esquentando para a chegada do sucessor do Nintendo Switch, preparamos uma lista com todas as informações que já foram veiculadas sobre o console. Claro, a grande maioria delas é fruto de vazamentos, e deve ser vista com alguma cautela.

Anúncio e lançamento

Os vazamentos mais recentes apontam para que o Nintendo Switch 2 seja anunciado ainda em janeiro. Os leakers também apontam que seu lançamento aconteceria poucos meses depois, em março ou abril.

Quais serão os jogos do Switch 2?

Ainda não há confirmação de games que estarão disponíveis no sucessor do Switch. É provável, entretanto, que títulos como Metroid Prime 4 e Pokémon Legends: Z-A, que estão programados para 2025, sejam lançados já com versões para o novo console.

Como será o console?

Apesar do design oficial ainda não ter sido revelado, já é possível ter uma boa ideia de como o Switch 2 será. Renderizações 3D do aparelho já apareceram na internet, e imagens de capas para o console reforçam o visual. Veja:

Os Joy-cons serão mantidos?

Os controles que foram consagrados pelo Switch original seguirão para a nova geração, mas com modificações. Trazendo um formato mais arredondado, os periféricos não terão mais um trilho para se encaixar na tela, e usarão magnetismo para se prenderem.

A suposição foi praticamente confirmada por um vazamento recente, que já mostra o visual dos novos Joy-cons. Confira:

Alleged photos of a Nintendo Switch 2 Joy-con from a Chinese forum www.reddit.com/r/NintendoSw...

[image or embed]

— Wario64 (@wario64.bsky.social) 5 de janeiro de 2025 às 12:01

O Switch 2 será retrocompatível?

Essa é uma das pouquíssimas coisas reveladas pela Nintendo antes do anúncio do Switch 2: sim, o console será retrocompatível com os jogos do Switch original. Ainda não é certo como será o funcionamento da retrocompatibilidade para jogos físicos — especialmente porque não temos certeza se haverá mudanças nessa parte do console.

À época, a Nintendo disse que daria mais detalhes sobre esse recurso no futuro, portanto, a possibilidade de que a retrocompatibilidade seja apenas para jogos digitais não está descartada.

Como será a tela do console?

Um dos primeiros grandes vazamentos do Switch 2 foi sobre sua tela. Uma fabricante ligada a marca passou a fabricar uma quantidade considerável de displays LCD com 8 polegadas.

O número superaria o tamanho de ambos antecessores. O primeiro modelo do Switch tinha 6,2 polegadas, enquanto a versão OLED recebeu um pequeno upgrade nesse sentido, com 7 polegadas. A maior questão é se a Nintendo voltará a usar o LCD, tecnologia inferior ao OLED, como base, após dar um gostinho da tela aprimorada com o Switch original.

Quais serão as especificações técnicas?

Um primeiro vazamento indicava que o Switch 2 usaria um chip NVIDIA e traria 12GB de RAM, o triplo de seu antecessor, assim como 256 GB de armazenamento e dois ventiladores de resfriamento.

Uma dessas informações foi endossada com o vazamento da placa-mãe do aparelho, que mostra um chip da NVIDIA conectado a ele. Ainda é difícil dizer especificamente qual seria o poderio do hardware, mas os sinais apontam para o uso da tecnologia Ampere, que focava em melhorar o desempenho dos núcleos de ray-tracing.

Combinando as informações, a expectativa é de que o Switch 2 tenha um poder que fique entre o PlayStation 4 e o PlayStation 4 Pro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.