Em um editorial publicado no The GuardianTim Sweeney, cofundador da Epic Games (o estúdio por trás dos primeiros Gears of War), acusou a Microsoft de querer monopolizar o mercado de games no PC com sua nova iniciativa de unificação de plataformas, que está por trás da decisão de colocar games exclusivos do Xbox One no computador.

None

No texto, Sweeney chama a Universal Windows Platform (UWP, ou plataforma universal do Windows) de "plataforma fechada dentro de uma plataforma", e que é o "primeiro passo para prender o ecossistema de consumidores do PC, monopolizando a distribuição de aplicativos e comércio."

O UWP é projetado para permitir que se desenvolvam aplicativos que rodam em todos os aplicativos que rodem o sistema operacional Windows 10, de smartphones, computadores, tablets ao Xbox One. Embora Sweeney apoie o projeto, ele acredita que isso vai favorecer injustamente a Windows Store em relação a outras lojas digitais de games, como o Steam ou o GOG.com. Para Sweeney, a iniciativa pode se tornar um padrão, potencialmente obrigando estúdios a precisarem da Microsoft para vender seus jogos no PC - e terem de entregar 30% das vendas no processo.

Também ao Guardian, Kevin Gallo, vice-presidente corporativo do Windows na Microsoft, rebateu às acusações, afirmando que a plataforma "é um ecossistema aberto, disponível para todos os desenvolvedores, e com suporte a qualquer loja digital"Phil Spencer, chefe do Xbox, retuitou os comentários.