Leslie Benzies, ex-produtor da Rockstar e chefe do desenvolvimento de jogos da franquia Grand Theft Auto e de Red Dead Redemption, está processando a empresa por US$ 150 milhões de royalties não pagos. O produtor, que deixou a empresa após um período sabático iniciado em 2014, afirma ter sido demitido sem justa causa.

None

No processo, que tem 71 páginas e pode ser visto aqui, Benzies alega ter firmado um contrato com a Take-Two, dona da Rockstar, junto aos fundadores do estúdio, os irmãos Sam e Dan Houser, prevendo participação nos lucros da empresa. Entretanto, durante seu período sabático, iniciado após o fim da produção de GTA V, o produtor afirma ter descoberto uma "conspiração" da Take-Two e dos irmãos Houser para afastá-lo da empresa, sem pagar os royalties e sem qualquer compensação pela quebra de contrato. Ao voltar do período de descanso, Benzies teria tido seu acesso negado na porta da Rockstar.

Benzies também alega que ele e os irmãos Houser estariam planejando deixar a Take-Two e criar uma nova empresa, intitulada Another Game Company, utilizando o dinheiro recebido com os royalties. A relação entre os dois teria azedado durante o lançamento de GTA Online, quando o nome de Benzies teria aparecido depois do de Houser, implicando que o produtor teria tido papel mais fundamental no desenvolvimento do jogo. 

Por sua vez, a Rockstar e a Take-Two processam Benzies de volta, alegando que, dentro de seu contrato com a Rockstar, Benzies não poderia questionar o valor de participação nos lucros determinado pela empresa e, por ter deixado a empresa sem "boas razões", ele não teria direito a qualquer tipo de royalties. O texto também diz que, mesmo se ele não estivesse impedido de receber os valores estipulados por seu contrato de participação nos lucros, esta quantia só poderia ser estabelecida pelo próprio Sam Houser.

Microtransações

O processo de Benzies contra a Rockstar também revela um dado interessante sobre GTA V: segundo o texto, a produtora teria arrecadado US$ 500 milhões apenas com as microtransações de GTA Online

Ação movida contra a Rockstar diz que Benzies criou um "design revolucionário" para GTA Online"integrando complexidades envolvidas em um gigante ambiente multiplayer, ao mesmo tempo que mantém a integridade do jogo e a experiência do jogador". O texto também diz que o modo multiplayer de GTA V pode se tornar o produto com a maior margem de lucro da franquia, de "praticamente 100%" sobre o dinheiro gasto por quem joga, já que "apenas os custos de desenvolvimento e as comissões das plataformas incidiriam sobre o valor."

O texto também alega que os Housers não tinham interesse no desenvolvimento de GTA Online. Por sua vez, os irmãos teriam visto o nome de Benzies finalizando os créditos do modo como uma "afronta", e um sinal de que o produtor estaria tentando tomar o controle da empresa.

Benzies entrou na Rockstar em 1999 e seu período de afastamento começou em setembro de 2014. “Nós podemos confirmar que Leslie Benzies tirou um período sabático no dia 1º de setembro de 2014 e decidiu não retornar para a empresa”, disse a Rockstar em declaração ao Kotaku.

Além do envolvimento na produção de games da série GTA, Benzies também teve envolvimento em diversos outros títulos como ManhuntRed Dead RedemptionL.A. Noire e Max Payne 3.