Pokémon GO, o game para smartphones que permite capturar pokémons no mundo real, foi disponibilizado para Android na madrugada de terça (5) para quarta (6) em diversos países, mas usuários de Android em todo o mundo conseguiram baixar o game. Entretanto, o conteúdo do jogo desapareceu para jogadores brasileiros algumas horas depois do lançamento.

None

Pontos de interesse como como pokémons, ginásios, itens e locais com itens não aparecem no mapa do game (neste caso, o mundo real), fazendo com que nenhuma atividade possa ser realizada.

Enquanto os problemas têm sido relatados por muitos no Twitter, alguns usuários dizem que ainda conseguem jogar o game. Uma das possíveis causas levantadas pelos jogadores é a sobrecarga dos servidores, o que explicaria porquê o game funciona para uns, e outros não.

Outro problema relatado por praticamente todos os jogadores que puderam testar Pokémon GO é o alto consumo da bateria dos smartphones - algo de certa forma esperado, já que o jogo utiliza GPS e exige a tela sempre ligada, já que o aplicativo não notifica novidades no mapa se rodar em segundo plano.

O conceito do jogo é mais ou menos o mesmo visto nos RPGs da franquia. Passeando pelo mapa (neste caso, real), o jogador encontra com o Pokémon e precisa capturá-lo com uma Poké Ball. O equipamento pode ser adquirido emPokéStops, lojas localizadas em lugares especiais do mundo real como museus e galerias de arte.

De cara o jogador precisará escolher em qual dos três ginásios ele vai querer fazer parte. Depois, é possível inscrever seus pokémon nos respectivos ginásios, e enfrentar adversários em busca de maior prestígio e controle da região. Dominar ginásios adversários o transformará no guardião do mesmo. É possível combater sozinho ou com a ajuda de amigos também. Quanto mais ginásios conquistar, maior será o prestígio do seu time.

Como já era de se esperar, será possível personalizar seu avatar no jogo. Trocar roupas e acessórios para fazê-lo se destacar dos demais, além de pode escolher sua constituição física, como em qualquer outro criador de avatares. Ele será o seu identificador no mapa, misturado aos demais treinadores.

Caso queira, o jogador pode adquirir um acessório especial chamado Pokémon GO Plus, ligado via Bluethoot ao celular, que o notifica através de LED e vibração sempre que um pokémon é encontrado.

Por fim, será possível realizar microtransações dentro do jogo. A compra de moedas especiais, as PokéCoins, servem para o jogador gastar com itens especiais e power-ups para serem usados no game.

Leia mais sobre Pokémon
Leia mais sobre Pokémon GO